No âmbito do Programa Praia Acessível, Praia para Todos! foi instituído o Prémio Praia + Acessível que tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.
Este Prémio pretende, assim, distinguir em cada época balnear, a(s) zona(s) balnear(es) galardoada(s) pelo Programa Praia Acessível - Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem ter sido proporcionada às pessoas com mobilidade condicionada uma superior qualidade da fruição destes espaços de lazer.
O Júri Nacional do Prémio Praia + Acessível é composto por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação e da entidade patrocinadora do Prémio.
São atribuídos dois prémios às praias mais bem pontuadas nas seguintes tipologias: praia costeira ou de transição e praia interior. São atribuídos prémios constituídos por equipamentos destinados a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, podendo ainda o júri decidir atribuir uma menção honrosa.
Em 2024, a vencedora na tipologia de praia costeira ou de transição foi a Praia de Ribeira d'Ilhas, no Município de Mafra. Na tipologia de praia interior, a vencedora foi a Praia da Ribeira - Azibo, no Município de Macedo de Cavaleiros.
Foi ainda atribuída a Menção de Boa Prática, à Praia de Buarcos, Município de Figueira da Foz, pela implementação de uma piscina de água salgada aquecida, contribuindo para a fruição da zona balnear por todos os que a utilizam.
Com esta iniciativa pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam claras mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estas pessoas e seus acompanhantes, bem como uma comunicação ao público consistente e eficaz da oferta proporcionada.
O prémio é patrocinado pela empresa IACESS que atribui anualmente equipamentos de apoio ao banho destinados a melhorar a oferta de acessibilidade das zonas balneares vencedoras.