A qualidade é um conceito transversal às várias áreas do turismo e cada vez mais relevante, distintivo e promotor de competitividade.
O conceito de qualidade tem sido amplamente debatido, existindo várias abordagens para a sua aplicação. Na gestão em turismo, este objetivo visa garantir que os serviços e produtos turísticos fornecidos correspondem ou superam as expectativas dos turistas. Em mercados cada vez mais competitivos, a preocupação com a qualidade do serviço tem crescido de forma significativa.
A relevância desta temática tem justificado o desenvolvimento de iniciativas que promovem a qualidade no turismo, nomeadamente através da definição de referenciais de qualidade para destinos, produtos, organizações e serviços turísticos.
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é o Organismo Nacional de Normalização (ONN) e coordenador do Sistema Português de Qualidade (SPQ). Nessa qualidade, reconheceu o Turismo de Portugal como Organismo de Normalização Setorial (ONS), no domínio dos serviços turísticos, tendo como objetivo contribuir para posicionar Portugal como destino de excelência. Foi, assim, criada a Comissão Técnica de Normalização para o Turismo - CT 144, gerida pelo Turismo de Portugal, que tem como missão definir os referenciais de qualidade para as atividades turísticas no domínio dos serviços.