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Sustentabilidade no turismo

Sustentabilidade

30.01.2025

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A sustentabilidade no turismo é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significa que tem em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades e os seus impactes ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro.

​​​​​​​​​​​​​Um turismo sustentável deve fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam viáveis no​ longo prazo. Requer ainda a participação informada dos stakeholders, a monitorização constante dos seus impactes, mantendo um elevado nível de satisfação dos turistas (adaptado do conceito de Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo - OMT, 2005).

Em 2015, as Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Turismo tem contribuído direta e indiretamente para todos os ODS, tendo sido incluído sobretudo nos Objetivos 8 (crescimento económico sustentável), 12 (consumo e produção sustentáveis) e 14 (uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos).

A nível europeu, foi recentemente apresentado o Pacto Ecológico Europeu que visa transformar a União Europeia numa economia moderna, mais eficiente e competitiva quanto ao aproveitamento de recursos. O plano de ação do Pacto salienta a importância do comprometimento e envolvimento de todos os setores de atividade, incluindo o Turismo, reforçando a transição ecológica como prioridade estratégica.

No plano nacional, a Estratégia Turismo 2027 (ET 2027) assentava na afirmação do “Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”. Através da Estratégia Turismo 2035 (ET 2035), Portugal pretende alicerçar  a sua vantagem competitiva nos princípios de sustentabilidade, na oferta diversificada e na valorização de suas características distintivas e inovadoras, colocando as pessoas no centro da sua estratégia.

Na sequência do alcançado com o anterior Plano Turismo +Sustentável 20-23​ e em alinhamento com a ET 2035, o Turismo de Portugal está comprometido em dar continuidade a esse percurso através da elaboração de um novo plano de sustentabilidade com horizonte temporal até 2030 - Plano Sustentabilidade, Economia Circular e Agenda Climática para o Turismo | Plano Turismo +Sustentável 25-30, através do qual se pretende consolidar as conquistas dos últimos anos e estabelecer metas mais ambiciosas para enfrentar os desafios globais e locais, alinhados com os princípios da economia circular, neutralidade carbónica e a transição digital.
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Nos últimos anos, Portugal destacou-se pela adesão a iniciativas internacionais, como o Global Sustainable Tourism Council (GSTC), o Pacto Português para os Plásticos, a Declaração de Gla​sgow para a Ação Climática no Turismo e a Declaração de Cancún do World Travel and Tourism Council (WTTC) sobre Igualdade e Liderança das Mulheres no Turismo. Tais compromissos são reflexo de uma visão integrada para promover um setor mais sustentável, competitivo e inclusivo.

O Turismo de Portugal continuará a identificar e atuar em áreas estratégicas para transformar desafios em oportunidades, garantindo um futuro equilibrado, próspero e sustentável para o setor e para a sociedade em geral.​


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