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Sustentabilidade no turismo

Sustentabilidade

09.06.2023

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A sustentabilidade no turismo é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significa que tem em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades e os seus impactes ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro.

Um turismo sustentável deve fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam viáveis no​ longo prazo. Requer ainda a participação informada dos stakeholders, a monitorização constante dos seus impactes, mantendo um elevado nível de satisfação dos turistas (adaptado do conceito de Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo - OMT, 2005).

Em 2015, as Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Turismo tem contribuído direta e indiretamente para todos os ODS, tendo sido incluído sobretudo nos Objetivos 8 (crescimento económico sustentável), 12 (consumo e produção sustentáveis) e 14 (uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos).

A nível europeu, foi recentemente apresentado o Pacto Ecológico Europeu que visa transformar a União Europeia numa economia moderna, mais eficiente e competitiva quanto ao aproveitamento de recursos. O plano de ação do Pacto salienta a importância do comprometimento e envolvimento de todos os setores de atividade, incluindo o Turismo.

No plano nacional, a visão da Estratégia Turismo 2027 assenta na afirmação do “Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”. Portugal, enquanto destino turístico de qualidade, alicerça a sua vantagem competitiva nos princípios de sustentabilidade, na oferta diversificada e na valorização das suas características distintivas e inovadoras, colocando as pessoas no centro da sua estratégia. A Estratégia 2027 define metas concretas em cada um dos três pilares de sustentabilidade.

A atual pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou um impacte negativo na economia e na sociedade. No entanto, segundo a OMT – “One Planet Vision” – a recuperação responsável do setor, após esta conjuntura, permitirá que o turismo retome a sua atividade ainda mais forte e sustentável.

É neste contexto que o Plano Turismo +​Sustentável ​2020-2023 e a adesão do Turismo de Portugal ao Global Sustainable Tourism Council (GSTC), ao Pacto Português para os Plásticos, à Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo e à Declaração de Cancu​n do World Travel and Tourism Council (WTTC) sobre a Igualdade e Liderança das Mulheres no Turismo, constituem fortes compromissos que visam reforçar ​o papel do Turismo em Portugal, na construção de um mundo melhor para todos.​​

O Turismo de Portugal identificou, assim, áreas de atuação relevantes que visam contribuir para uma resposta do turismo aos urgentes desafios da sustentabilidade, em alinhamento com a Estratégia Nacional de Turismo 2027 e com os objetivos do Fundo Ambiental, em matéria de economia circular e sustentabilidade.

// Turismo +Sustentável 20-23 [PT]
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// +Sustainable Tourism 20-23 [EN]

 
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