O Turismo 4.0 integra-se na Indústria 4.0, estratégia do Governo português com o principal objetivo de acelerar a adoção da indústria 4.0 pelo tecido empresarial.
O Turismo 4.0 é uma iniciativa específica conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, para promover a transição da atividade turística para a economia digital. Visa promover o empreendedorismo, apoiar startups de turismo, bem como fomentar a inovação no turismo em Portugal.
Ao abrigo desta iniciativa, o Turismo de Portugal atua como órgão consultivo e coordenador, promovendo o estabelecimento de alianças e parcerias entre os diferentes agentes, facilitando o acesso ao financiamento e oferecendo formação e assessoria estratégica às empresas.
Neste âmbito, a Estratégia Turismo 2027, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/2017, de 27 de setembro, visa, no Eixo 2 – Impulsionar a Economia, afirmar Portugal como um polo de referência internacional na inovação e no empreendedorismo.
Vários projetos foram lançados desde a criação da iniciativa, contribuindo para o fomento de um ambiente empreendedor ativo em Portugal. O NEST - Centro de Inovação do Turismo é o projeto âncora do Turismo 4.0. O NEST, constituído como associação privada (Associação NEST - Centro de Inovação do Turismo), visa apoiar a transformação digital do setor do turismo e tornar-se num centro global de inovação.
Destacam-se outros projetos, como o Programa FIT - Fostering Innovation in Tourism, uma parceria do Turismo de Portugal com uma rede de 46 incubadoras nacionais para apoiar o desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio no turismo e, incluído neste programa, o apoio à participação de startups em feiras internacionais de turismo.