Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Formação

Formação

Focadas essencialmente no talento das pessoas, as Escolas do Turismo de Portugal têm vindo a desenvolver uma oferta formativa e programas de cursos adaptados às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade, incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando o papel das empresas nas carreiras.

​​​​​​​​

Cursos de Especialização Tecnológica (pós-secundários)

Os cursos de Especialização Tecnológica foram concebidos para qualificar e dotar os alunos para o exercício de funções técnicas e de gestão, oferecendo uma ampla gama de programas, nas áreas de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira em Alojamento, Gestão de Turismo, Turismo Cultural e Património, Turismo de Natureza e Aventura lecionados em português e inglês (Culinary Arts, Food & Beverage Management e Hospitality Operations Management)
Esta formação permite a aquisição de conhecimentos e competências técnicas na área da hotelaria, assim como contribuirá para a aquisição de competências pessoais e socio-emocionais (soft skills), através de unidades de Desenvolvimento Pessoal e Criativo e Expressões Artísticas, assim como competências de gestão integrada, assente em modelos inovadores de aprendizagem.

Principais razões para frequentar os cursos:
_  Design curricular adaptado a novos perfis e a novas competências
_  Aposta no empreendedorismo e na inovação
_  Reforço de componentes de sustentabilidade no turismo e turismo acessível
_  Conhecimento das novas Tendências em hotelaria.
_  Forte relação com o mercado/empresas, através da realização de estágios curriculares

Os cursos de Especialização Tecnológica têm a duração de 1,5 anos (full-time), divididos em 3 semestres, incluindo um estágio curricular de 3 meses de duração. Os alunos têm a oportunidade de selecionar cadeia de hotéis e resorts de referência em Portugal e no estrangeiro para realizarem o seu estágio.

Cursos de Dupla Certificação

Os cursos de Dupla Certificação das Escolas do Turismo de Portugal foram concebidos para qualificar e dotar jovens para o exercício de funções técnicas em hotelaria e restauração, designadamente nas áreas de Alojamento Hoteleiro, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.
Esta formação permite uma aquisição de conhecimentos e experiência prática, nas áreas referidas, assim como, uma nova abordagem de aprendizagem incorporando as melhores práticas e oportunidades internacionais e expectativas de mercado empresarial.

Principais razões para frequentar os cursos:
_  Design curricular adaptado a novo perfil e novas competências
_  Aprendizagem centrada no aluno / responsabilização do aluno
_  Incorpora componentes sócio emocionais (soft skills) de negócios.
_  Competências multidisciplinares em resposta aos requisitos polifuncionais do mercado.
_  Serviço de oferta e de informação turística
_  Unidades de proposição única de venda (USP) de enriquecimento curricular
_  Forte relação com o mercado / empresas e entidades públicas do setor de Turismo, através da realização de estágios curriculares

Os cursos de Dupla Certificação têm a duração de 3 anos (full-time), divididos em 6 semestres, incluindo 2 estágios curriculares com 500 horas de duração cada. Os alunos têm a oportunidade de selecionar hotéis, restaurantes, resorts, empresas turísticas e outros organismos do setor turístico de referência para realizarem o seu estágio.
No final do Curso, os alunos obtêm equivalência ao 12º ano de escolaridade e um Diploma de qualificação de nível 4, que dá acesso ao exercício da profissão. Esta oferta formativa foi criada pela Portaria n.º 102/2020, de 24 de abril.

Prosseguimento de Estudos 

Esta oferta formativa permite o prosseguimento de estudos para os cursos de Especialização Tecnológica da rede de escolas do Turismo de Portugal e para o ensino superior em área afim.

Cursos On-The-Job

Os cursos de Formação On-The-Job das Escolas do Turismo de Portugal foram concebidos para qualificar jovens com vista à rápida inserção no mercado de trabalho com conhecimentos concretos da realidade empresarial e das exigências funcionais e operacionais das suas futuras profissões, resultando de parcerias entre o Turismo de Portugal e estabelecimentos hoteleiros e de restauração de reconhecido prestígio. 
O curso é desenvolvido em regime de alternância escola-empresa-escola, permitindo uma aprendizagem técnica o mais ajustada possível à realidade do mercado de trabalho e, por seu turno, as empresas constituem-se enquanto parceiros por excelência deste projeto formativo. 


Formação Executiva / Contínua 

A Rede de Escolas do Turismo de Portugal dispõe um Plano de Formação Executiva (formação contínua), tendo em vista a capacitação das empresas e formação dos profissionais em processos de upskilling e reskilling, contribuindo para o alragamento da formação ao longo da vida.
Em colaboração com os vários stakeholders do setor do turismo, a rede de Escolas do Turismo de Portugal promove e desenvolve um Plano de Formação Executiva nas área de hotelaria, restauração e outras atividades turísticas, através de:
_ Cursos de formação por catálogo
_  Formações modulares certificadas
_  Cursos de Formação à medida
_  Workshops

A Formação do Turismo de Portugal conta atualmente com a Academia Digital, uma plataforma de formação online (síncrona e assíncrona) que disponibiliza a todos os profissionais do setor do turismo um vasto leque de formação.

// Principais projetos formativos disponíveis

_ Programa Upgrade Digital – capacitação digital em todas as áreas do turismo
_ Programa Upgrade Sustentabilidade – formação para a sustentabilidade em turismo (ambiental, económica e social
_ Programa BEST – Business Education for Smart Tourism – Capacitação dos gestores empreendedores do turismo 
_ Programa Clean & Safe – Formação em higiene, para os diversos subsetores do turismo, focada nas exigências da DGS para uma resposta segura à situação pandémica da Covid-19
_ Formação Executiva Certificada - capacitação dos profissionais em funções de gestão e em funções operacionais, em diversas áreas.


  • Turismo
  • Portugal
  • Turismo de Portugal
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Escolas
  • Formação
  • Formação contínua
  • Formação on-the-job
  • Formação profissional
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image