O Turismo de Portugal é, desde outubro de 2020, Destination Member do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), uma organização de âmbito mundial criada originalmente em 2007, com o apoio da Fundação das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Rainforest Alliance e Organização Mundial do Turismo. Então denominada como Partnership for Global Sustainable Tourism Criteria, tinha por objetivo alcançar um maior entendimento sobre práticas de turismo sustentável e desenvolver princípios universais neste âmbito.
Os princípios resultaram, em 2008, numa primeira versão de critérios de turismo sustentável que atualmente são disponibilizados por esta organização para o subsetor do alojamento, destinos e operadores turísticos.
O GSTC funciona como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas/ selos de turismo sustentável - alguns já com implementação em Portugal - sendo uma referência mundial para o setor.
O GSTC atua ainda como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas/ selos de turismo sustentável - alguns já com implementação em Portugal - sendo uma referência mundial para o setor.
A adesão do Turismo de Portugal ao GSTC confirma o compromisso de Portugal com os princípios do turismo sustentável e permitirá participar ativamente nesta rede mundial de parceiros, no âmbito da qual partilharemos as boas práticas nacionais.
“We warmly welcome Turismo de Portugal as a new important member of GSTC. Portugal has consistently engaged in pursuing a strategy of sustainable development of its tourism and it is recognized as an authentic and responsible destination.” refere Luigi Cabrini, Chairman do GSTC.