O Turismo de Portugal lançou o programa “All for All – Portuguese Tourism” dirigido a todos os empresários do setor, tendo em vista a sua mobilização, numa atuação concertada de tornar acessível a oferta turística nacional.
A aposta na acessibilidade está diretamente associada ao propósito do país: “Receber Bem”. Ao construirmos um destino turístico acessível para todos estamos a responder às necessidades de cada um, prestando um melhor serviço e potenciando a captação de mais turistas. Não se trata de responder a um mero nicho de mercado mas sim, prepararmo-nos para poder fazer parte dos destinos escolhidos por turistas com necessidades específicas, os quais se estima que, em 2020, poderão representar 862 milhões de viagens na Europa.
O Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália e a Espanha, principais mercados emissores para Portugal, são os países com o maior número de pessoas com necessidades de acesso – mais de 10 milhões, em cada caso.
Saber acolher todos os turistas - famílias com crianças pequenas, seniores ou pessoas com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária – é, por isso, uma importante oportunidade de negócio e uma vantagem competitiva para Portugal.