Com o objetivo de capacitar os agentes turísticos e outras entidades que gerem recursos turísticos para um atendimento cada vez mais inclusivo, estão disponíveis novas ferramentas técnicas, elaboradas pela
Accessible Portugal, com o apoio financeiro do
Turismo de Portugal.
Estes novos Guias Práticos – Alojamento, Eventos e Animação Turística - disponibilizam informações técnicas e recomendações atualizadas sobre o atendimento inclusivo, nestas 3 tipologias, com base na legislação em vigor, o Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, mas que também refletem o novo quadro legislativo nacional relacionado com a temática da acessibilidade e inclusão, bem como a nova ISO 21902 - Turismo Acessível, publicada em 13 de julho de 2021.
Também disponível, o documento “Praias Acessíveis: Guia de Boas Práticas”, elaborado pelo Grupo de Trabalho do Programa “Praia Acessível, Praia para Todos!”, com o apoio da Fundação Vodafone. Tem por objetivo capacitar os gestores das zonas balneares - municípios e concessionários - para a criação de espaços cada vez mais inclusivos, disponibilizando informações técnicas e recomendações atualizadas para a promoção e melhoria das condições de acessibilidade física e informativa das zonas balneares nacionais.
| O Guia prático: acessibilidade no alojamento turístico tem como objetivo capacitar os gestores e os colaboradores dos empreendimentos turísticos para um atendimento cada vez mais inclusivo. Elaborado pela Accessible Portugal, com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, este guia disponibiliza informações técnicas e recomendações atualizadas sobre o atendimento inclusivo, com base na legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto), mas que também reflete o novo quadro legislativo nacional relacionado com a temática da acessibilidade e inclusão, bem como a norma ISO 21902 - Turismo Acessível.
|
| O Guia prático: acessibilidade nos eventos é uma ferramenta de apoio às empresas organizadoras de eventos com conteúdos que abordam os requisitos necessários para as várias tipologias de eventos, tendo em conta o espaço que têm lugar - exterior, interior ou online -, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência ou limitação, produtos de apoio e recomendações, apresentados de forma clara e compreensível.
|
| O Guia prático: acessibilidade na animação turística é uma publicação elaborada pela Accessible Portugal, com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, com o objetivo de capacitar os gestores e os colaboradores das empresas de animação turística e de outras entidades que desenvolvem atividades culturais para um atendimento cada vez mais inclusivo. Este Guia disponibiliza informações técnicas e recomendações atualizadas sobre o atendimento inclusivo, com base na legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto), mas que também reflete o novo quadro legislativo nacional relacionado com a temática da acessibilidade e inclusão, bem como a norma ISO 21902 - Turismo Acessível, publicada a 13 julho 2021.
|
| O Turismo de Portugal, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Agência Portuguesa do Ambiente desenvolveram a publicação Praias acessíveis: guia de boas práticas, com o objetivo de ajudar as entidades responsáveis pela gestão de zonas balneares associadas a águas para uso balnear oficialmente identificadas, bem como os empresários que desenvolvem a sua atividade nestas mesmas zonas balneares, através de concessões de praias, a incluir e a manter a acessibilidade e a inclusão de forma integrada na sua gestão, acrescentando assim às suas ofertas uma nova dimensão competitiva, para além da enorme importância social.
|
| O Turismo de Portugal, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) elaborou o Guia de boas práticas de acessibilidade: comunicação inclusiva em monumentos, palácios e museus. Este Guia é uma ferramenta de apoio aos gestores de espaços culturais e históricos, tendo em vista a diversificação e adaptação dos seus serviços às pessoas com necessidades específicas, segmento crescente da procura turística. Os conteúdos do Guia abordam os requisitos necessários para uma comunicação inclusiva, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência, produtos de apoio e recomendações, apresentados de forma compreensível.
|
| O Guia de boas práticas de acessibilidade: turismo ativo, editado em 2014, é uma ferramenta de apoio às empresas de animação turística, com conteúdos que abordam os requisitos necessários para cada uma das 11 atividades selecionadas de turismo ativo, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência, produtos de apoio e recomendações, apresentados de forma compreensível.
|
| O Guia de boas práticas de acessibilidade na hotelaria visa disponibilizar aos profissionais da hotelaria que prestam serviços a clientes com mobilidade condicionada ou com incapacidade, informação técnica e algumas recomendações que, através de uma maior sensibilização e conhecimento das necessidades destes clientes, lhes permita uma melhor interação conducente ao incremento da qualidade do atendimento prestado.
|