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Norma Portuguesa ISO 21902:2022- Turismo acessível para todos

Qualidade

16.12.2022

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Instituto Português da Qualidade (IPQ), organismo nacional da normalização, é a entidade que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade. Publicou várias normas de qualidade em turismo que contaram com a participação do Turismo de Portugal na sua elaboração.

O Turismo de Portugal, em parceria com o IPQ, elaborou a nova Norma Portuguesa ISO 21902 – Turismo acessível para todos, publicada a 18 de abril de 2022 e que resultou da tradução para português da Norma ISO 21902:2021 que fornece requisitos e diretrizes para facilitar o acesso à fruição turística por pessoas de todas as idades e capacidades. Este novo normativo nacional pretende, assim, facilitar o acesso dos agentes turísticos nacionais a esta importante informação, no que diz respeito à acessibilidade turística.

Decorrente do reconhecimento internacional sobre a importância em remover as barreiras físicas e atitudinais existentes na atividade turística, no sentido de promover viagens cada vez mais acessíveis a todos, a publicação desta norma pretende mitigar a falta de consistência e clareza entre os vários países sobre como tornar os equipamentos e os serviços turísticos acessíveis.

Estes normativos dirigem-se a toda a cadeia de valor do turismo, desde autoridades nacionais, regionais e locais, aos serviços de restauração, alojamento turístico, agências de viagens, animação turística, transporte, entre outros, deixando clara a necessidade de todos os prestadores de serviços de turismo no destino serem acessíveis a fim de serem capazes de oferecer uma experiência de viagem satisfatória para todas as pessoas.

A Organização Mundial de Turismo, em parceria com a Fundação ONCE e a UNE - Asociación Española de ​​Normalización, ​​lançou o Guia Como aplicar a Norma ISO 21902 - Turismo acessível para todos, dirigido às administrações públicas e destinos turísticos e que visa esclarecer quais as ações específicas que podem ser realizadas por uma ampla gama de organizações com competências para projetar políticas, estratégias e planos de marketing de destino na esfera do Turismo Acessível.

A elaboração deste Guia contou com a colaboração do Turismo de Portugal, do Turismo da Argentina e da Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT).​

O cumprimento dos requisitos da norma não dispensa a observância da legislação em vigor. 

​As normas nacionais são adquiridas junto do IPQ que também disponibiliza informação adicional sobre normalização.

A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as normas em causa.

  • Qualidade
  • Normalização
  • Turismo
  • Turismo acessível
  • Acreditação
  • Norma ISO
  • Norma portuguesa
  • Certificação
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • Turismo de Portugal
  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Instituto Português de Acreditação
  • ONU Turismo
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