A Linha de apoio ao turismo acessível teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.
Encerrada em 31 dezembro 2017, foram submetidas 265 candidaturas a esta Linha de apoio. Deste universo, foram aprovadas 121 candidaturas, das quais 67% de promotores de natureza pública (81 candidaturas) e 33% de promotores de natureza privada (40 candidaturas).
O montante total de financiamento atribuído a projetos elegíveis fixou-se em 14,4 milhões de euros.
Numa perspetiva regional, com maior número de candidaturas aprovadas, destacaram-se as regiões Centro, Lisboa e Norte, respetivamente com 31, 28 e 26.
Relativamente à tipologia, predominaram os projetos associados à oferta cultural, com 58 candidaturas aprovadas. Representando cerca de 48% do total de candidaturas aprovadas, inclui, por exemplo, intervenções em museus, monumentos nacionais, igrejas, galerias e outros equipamentos culturais.
Vinte e oito projetos financiados ao abrigo da Linha de apoio ao turismo acessível, a plataforma TUR4ALL e o balanço do Programa All for All, foram apresentados nos Seminários Portugal – um destino turístico acessível, realizados nos dias 24 e 25 de junho de 2019, em Lisboa e em Coimbra.
Os resultados alcançados com a Linha de apoio ao turismo acessível, levaram à inclusão da tipologia
projetos turísticos que contribuam para a criação ou reforço de soluções de acessibilidade para todos, no território nacional nas tipologias de projetos enquadráveis no âmbito do
Aviso de candidaturas da Linha de apoio à valorização turística do interior, aprovado pela Secretária de Estado do Turismo, em 13 de dezembro de 2018, e que esteve em vigor até dia 30 de novembro de 2019. Este aditamento às tipologias de projetos decorreu dos termos do Despacho Normativo n.º 10/2019, de 5 de abril, que veio reforçar, igualmente, a dotação orçamental global do Programa Valorizar para os 100 milhões de euros.
Os projetos apoiados, tanto no âmbito da Linha de apoio ao turismo acessível, como na Linha de apoio à valorização turística do interior - aviso 2, originaram um conjunto vasto de soluções técnicas de acessibilidade, reunidas no documento Portefólio - soluções técnicas de acessibilidade, documento em permanente atualização, à medida que os projetos se concluem e que os promotores facultam a informação técnica.