O Turismo de Portugal lançou o Programa “All for All – Portuguese Tourism” dirigido a todos os empresários turísticos, bem como as entidades públicas ligadas ao setor turístico, tendo em vista a sua mobilização, numa atuação concertada de tornar acessível a oferta turística nacional.
Este Programa integra um conjunto diversificado e abrangente de iniciativas promovidas pelo Turismo de Portugal, com vista a estimular, informar, formar e apoiar todos os agentes e entidades que compõem a cadeira turística, em três áreas: Adaptação da Oferta; Capacitação dos Recursos; Promoção da Oferta e do Destino.
A aposta na acessibilidade está diretamente associada ao propósito do país: “Receber Bem”. Ao construirmos um destino turístico acessível para todos estamos a responder às necessidades de cada um, prestando um melhor serviço e potenciando a captação de mais turistas. Não se trata de responder a um mero nicho de mercado mas sim, prepararmo-nos para poder fazer parte dos destinos escolhidos por turistas com necessidades específicas.
O Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália e a Espanha, principais mercados emissores para Portugal, são os países com o maior número de pessoas com necessidades de acesso – mais de 10 milhões, em cada caso.
Saber acolher todos os turistas - famílias com crianças pequenas, seniores ou pessoas com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária – é, por isso, uma importante oportunidade de negócio e uma vantagem competitiva para Portugal.