O Serviin é o serviço de vídeo-interpretação que permite quebrar as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, através de videoconferência, por telefone 3G/ 4G ou on-line, via Portal. O serviço é prestado por intérpretes licenciados em Língua Gestual Portuguesa.
As intérpretes fazem o atendimento à pessoa surda por videochamada, contactam o serviço/empresa de destino e intercalam a comunicação entre o surdo e a entidade.
O Serviin disponibiliza os seguintes serviços:
_Interpretação on-line (televisão, webTV, interpretação em conferências)
_Interpretação off-line (sites, corporate TV, vídeos, etc.)
_Comunicação direcionada (portaldocidadaosurdo.pt e Facebook/portaldocidadaosurdo)
Os aderentes ao serviço SERVIIN podem efetuar videochamadas sem custo através do portal do cidadão surdo. Não é necessário qualquer tipo de instalação, parametrização, integração ou formação no caso de contacto via Portal. Outra alternativa é ligar o 12472 pelo telemóvel ou smartphone, sem necessidade de registo, com um custo de 1 cêntimo/minuto.
Os benefícios de utilização deste serviço estão relacionados com a quebra das barreiras de comunicação (bidireccional) com a comunidade surda, que tem mais de 120 mil pessoas em Portugal, contribuindo assim para igualdade de acesso a serviços e produtos.
Ajuda igualmente ao reforço dos valores de sustentabilidade social das marcas e/ou empresas que disponibilizam este canal de comunicação e permite, fundamentalmente, a interação, o entendimento e a adaptação da oferta comercial e de serviços à comunidade surda.
Exemplos de entidades/empresas que utilizam o serviços SERVIIN: EDP, EPAL, GALP, OLX, Autoridade Tributária e a rede CUF.