A Scandic Hotels é a maior empresa hoteleira nórdica, com uma rede de mais de 280 hotéis, com cerca de 57.000 quartos em operação e em desenvolvimento em seis países.
Desde 2003 que a Scandic tem vindo a aumentar a acessibilidade da sua rede de hotéis. Nomeou um Diretor de Acessibilidade, Magnus Berglund, cuja principal missão é garantir que a oferta hoteleira da Scandic está a ser desenvolvida considerando as diversas necessidades de acessibilidade dos seus potenciais clientes.
A mensagem que a Scandic pretende passar é que a acessibilidade das suas unidades de alojamento é apenas uma questão de qualidade do serviço prestado pois, ao ser acessível a diversas tipologias de necessidades, é acessível a todos por igual. O que é valorizado é o conforto e a boa experiência de todos os clientes, independentemente das suas limitações ou capacidades.
O compromisso da empresa inclui, por exemplo, salas de conferências sem alcatifas, bengalas disponíveis na receção, alarmes vibratórios que acionam também os alarmes antifogo e ementas para clientes com alergias alimentares.
Para além disso, a Scandic Hotels desenvolveu uma lista de verificação de 159 pontos - standard de acessibilidade da Scandic, que abrange toda a oferta, valências e serviços dos hotéis da rede.
Foi, também, desenvolvida uma plataforma de e-learning para os colaboradores poderem aumentar os seus conhecimentos sobre atendimento inclusivo e, assim, prestar um atendimento adequado a todos os clientes com necessidades específicas, desde a receção, ao quarto e a todas as áreas e serviços do hotel.