A Norma Portuguesa 4507 - Empreendimentos de Turismo de Natureza, publicada em 2012, fixa práticas ambientais de excelência para empreendimentos turísticos reconhecidos pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) como Empreendimentos de Turismo de Natureza.
Tem como objetivo distinguir a qualidade dos serviços de Turismo de Natureza, no que diz respeito à componente de alojamento, na ótica de um desenvolvimento sustentável das áreas protegidas ou com valores naturais considerados relevantes, reconhecendo a sensibilidade dos valores ambientais e paisagísticos em causa e assegurando a manutenção dos processos ecológicos essenciais à sua preservação.
As normas nacionais são adquiridas junto do Instituto Português da Qualidade (IPQ) que, também, disponibiliza informação adicional sobre normalização.
A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação, segundo as normas em causa.