Os equipamentos culturais, por registarem uma elevada procura turística, necessitam tornar-se acessíveis, tanto do ponto de vista estrutural como comunicacional.
O Património deve ser vivido e apreendido de forma segura e confortável por cada um dos visitantes, independentemente das suas capacidades e limitações. Os públicos que visitam os monumentos, palácios e museus são muito diversificados. Em qualquer caso, é a qualidade da experiência vivida durante a visita que determinará na pessoa um impacto positivo ou negativo.
Tornar o Património acessível a todos, quer através da acessibilização física, quer ao nível dos conteúdos informativos acessíveis, é uma oportunidade para atrair maiores fluxos turísticos nacionais e internacionais, e simultaneamente, apresenta-se como uma excelente oportunidade para qualificar a oferta turística cultural.
O Turismo de Portugal, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) elaborou o Guia de Boas Práticas de Acessibilidade: Comunicação inclusiva em monumentos, palácios e museus. Este Guia é uma ferramenta de apoio aos gestores de espaços culturais e históricos, tendo em vista a diversificação e adaptação dos seus serviços às pessoas com necessidades específicas, segmento crescente da procura turística. Os conteúdos do Guia abordam os requisitos necessários para uma comunicação inclusiva, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência, produtos de apoio e recomendações, apresentados de forma compreensível.
Dicas para tornar o seu Museu ou Monumento (+) acessível:
_ Como criar um projeto de comunicação acessível/inclusiva
_ Estratégias para comunicar com uma pessoa com limitações visuais durante a visita
_ Estratégias para comunicar com uma pessoa com limitações cognitivas durante a visita
_ Estratégias para comunicar com uma pessoa com limitações motoras durante a visita
_ Produtos a desenvolver para uma comunicação inclusiva
_ Pictogramas relativos aos recursos de acessibilidade
_ Matriz de ficha de diagnóstico para avaliação da acessibilidade