A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas no âmbito do programa Europa Criativa, visando apoiar um projeto-piloto para a medição dos sectores Cultural e Criativo da UE.
Os setores cultural e criativo e o ecossistema musical europeu foram fortemente atingidos pela crise COVID-19, com um impacto sem precedentes. As consequências imediatas da crise para o sector foram abordadas com ações de emergência e redes de segurança a diferentes níveis. No entanto, são necessárias medidas adicionais para ajudar o sector a recuperar de uma forma mais sustentável, ajustar-se às novas realidades e tendências emergentes e, em última análise, tornar-se mais resistente.
A UE tem indústrias culturais e criativas fortes e vibrantes. Estas não são apenas essenciais para a diversidade cultural da Europa, reforçando a coesão social e aumentando a atratividade da Europa a nível internacional. São também um dos sectores mais dinâmicos do continente europeu. No entanto, ainda faltam dados a nível da UE para muitos indicadores e sectores, e apenas esses dados permitiriam quantificar o valor económico total dos Sectores Cultural e Criativo (CCS).
Objetivo:
O principal objetivo do projeto é elaborar, através da investigação proposta, um quadro estatístico para medir os Sectores Cultural e Criativo (CCS) na UE, com base no trabalho e classificação já existentes e planeados do Eurostat. Este quadro vai permitir uma análise estatística regular do potencial económico, cultural e social da CCS na Europa. Este objetivo deve ser alcançado através de:
1) uma extensa panorâmica dos dados fontes disponíveis a nível internacional, nacional e industrial;
2) novas propostas de investigação sobre como preencher as lacunas de dados que não podem ser cobertas através das fontes de dados existentes.
Prazo de submissão: 14.09.2020, 23h59 [CET]
Orçamento total disponível: 350 mil euros destinado a um único projeto, sendo que a percentagem máxima de co-financiamento de 90%
Duração do projeto: até 24 meses
Entidades elegíveis para o concurso: Entidades coletivas (com personalidade jurídica) e consórcios