O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - Auditório A306, Ed. 4) acolhe, no dia 18 jun 2024 o workshop público Desafios e Oportunidades do Turismo Industrial em Portugal, uma iniciativa que conta com a participação do Turismo de Portugal e que visa apresentar experiências de sucesso e casos de estudo no domínio do turismo industrial em Portugal, com o objetivo de estimular o debate sobre os desafios contemporâneos e futuros, bem como as próximas novas oportunidades que o setor poderá oferecer aos territórios em termos de desenvolvimento económico, apoio à inovação e promoção do crescimento social e da oferta cultural.
O Workshop decorre no âmbito do
Interreg-Med-projeto SMITour destinado a desenvolver boas práticas de turismo industrial inteligente e conta com a presença de profissionais e especialistas locais do setor, bem como representantes de todo o consórcio do projeto convidados a ilustrar e comentar os primeiros resultados do Country Survey que o projeto está a implementar em cada país parceiro, com o objetivo de analisar as melhores práticas, dados, indicadores e informações relativas à situação do turismo industrial e as melhores boas práticas existentes a nível local.
O projeto SMITour visa melhorar as regiões e locais do Mediterrâneo através do desenvolvimento de atividades de Turismo Industrial Inteligente (SMIT), alavancando a experiência dos parceiros e a metodologia avançada para estimular o crescimento económico e social, minimizar o impacto ambiental e incentivar a investigação e a inovação. Ao analisar as práticas e tecnologias existentes, o projeto procura identificar caminhos para o desenvolvimento de novos modelos de negócio para o SMIT, promovendo uma combinação de experiências físicas e virtuais através da RA, RV e RM.
Através da colaboração e da inovação, o SMITour procura criar uma estratégia comum e um Plano de Ação para o Turismo Industrial Inteligente, abrindo caminho para a diversificação económica e o avanço tecnológico na região. O projeto é financiado pelo Interreg-Med, envolvendo parceiros de Espanha, Grécia, Itália, Croácia, Eslovénia e Portugal, e liderado pelo município do Prato, em Itália.