O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionem aos visitantes experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural. São já várias as empresas e também municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.
Assim, o turismo industrial permite diferenciar a oferta turística de determinados territórios, incluindo aqueles de interior, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência.
A dinamização do Programa tem vindo a ser feita através do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, através de uma atuação concertada com os parceiros das várias regiões turísticas, públicos e privados, privilegiando assim uma abordagem nacional de networking , tendo como objetivo a consolidação desta oferta e a sua promoção junto de mercados internacionais.
Trata-se de uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal e integra várias entidades: as 5 Entidades Regionais de Turismo; a Direção Regional de Turismo dos Açores; a Associação Portuguesa de Património Industrial; o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, os projetos privados: Fábrica Vista Alegre e New Hand Lab, e representantes de 6 municípios (São João da Madeira, V.N. de Famalicão, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, Vila do Conde e Marinha Grande).
Consulte
Turismo Industrial | Inquérito 2023 - o primeiro inquérito de caraterização da Rede Portuguesa de Turismo Industrial desenvolvido pelo Turismo de Portugal junto de 195 parceiros aderentes.