Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Sustentabilidade e turismo

Sustentabilidade

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
A sustentabilidade no Turismo é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significa que tem em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades e os seus impactes ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro.

Um Turismo Sustentável deve fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Requer ainda a participação informada dos stakeholders, a monitorização constante dos seus impactes, mantendo um elevado nível de satisfação dos turistas (adaptado do conceito de Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo - OMT, 2005).

Em 2015, as Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Turismo tem contribuído direta e indiretamente para todos os ODS, tendo sido incluído sobretudo nos Objetivos 8 (crescimento económico sustentável), 12 (consumo e produção sustentáveis) e 14 (uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos).

A nível europeu, foi recentemente apresentado o Pacto Ecológico Europeu que visa transformar a União Europeia numa economia moderna, mais eficiente e competitiva quanto ao aproveitamento de recursos. O plano de ação do Pacto salienta a importância do comprometimento e envolvimento de todos os setores de atividade, incluindo o Turismo.

No plano nacional, a visão da Estratégia Turismo 2027 assenta na afirmação do “Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”. Portugal, enquanto destino turístico de qualidade, alicerça a sua vantagem competitiva nos princípios de sustentabilidade, na oferta diversificada e na valorização das suas características distintivas e inovadoras, colocando as pessoas no centro da sua estratégia. A Estratégia 2027 define metas concretas em cada um dos três pilares de sustentabilidade.

A atual pandemia epidemiológica do novo Coronavírus (COVID-19) causou um impacto negativo na economia e na sociedade. Contudo, e de acordo com a OMT – “One Planet Vision” – a recuperação responsável do setor, após pandemia COVID-19, permitirá que este retome a atividade ainda mais forte e mais sustentável.

É neste contexto que o Plano Turismo + Sustentável ​2020-2030 e a mais recente adesão do Turismo de Portugal ao Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e ao Pacto Português para os Plásticos, constituem fortes parcerias que refletem o compromisso de reforçar o papel do Turismo em Portugal, na construção de um mundo melhor para todos.

 





  • Sustentabilidade
  • Turismo
  • Turismo sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Organização Mundial do Turismo
  • Ano Internacional do Turismo Sustentável
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image