O Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism 2021/2022 do Turismo de Portugal visa desenvolver uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio associados ao turismo, com capacidade de revitalizar e potenciar a inovação e o crescimento competitivo do setor.
O Programa FIT 2.0 é uma das medidas do Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, criado para incentivar a retoma do setor do turismo nacional. Este plano aposta na inovação para ajudar as empresas e os destinos turísticos a tornarem-se mais responsáveis, mais sustentáveis e mais resilientes.
O programa integra duas iniciativas:
_ o apoio a programas de ideação, conforme o Regulamento FIT 2.0 Ideação, com uma dotação de 250 mil euros;
_ o apoio a programas de aceleração e inovação aberta, conforme o Regulamento FIT 2.0 Aceleração e Inovação Aberta, com uma dotação de 950 mil euros.
As duas iniciativas são promovidas pela
rede 50 de incubadoras, no país, que assinaram um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal.
O Turismo de Portugal irá ainda desenvolver, no contexto do Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, um programa específico, que pode dispor de até 15% da dotação global de cada Regulamento, para promover e consolidar o rápido e estruturado acesso ao mercado de startups participantes nos programas FIT.
O Programa FIT 2.0 apoia 14 programas: quatro de ideação, sete de aceleração e três de inovação aberta, promovidos por nove incubadoras da rede.
Os 14 programas selecionados dão resposta aos seguintes desafios:
_ Gestão sustentável das empresas e do destino
_ Enriquecimento e melhoria da experiência do turista
_ Promoção da mobilidade inteligente e sustentável
_ Gestão baseada em dados
_ Otimização das operações de negócio das empresas