Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Sistema de informação geográfica do turismo

Ordenamento turístico

O SIGTUR (Sistema de Informação Geográfica do Turismo) é um sistema de informação geográfica dedicado que o Turismo de Portugal desenvolveu para proporcionar um leque alargado de funcionalidades aos utilizadores.

​​​​​​​​Constituindo o turismo uma atividade com forte expressão territorial, a concretização de uma política de desenvolvimento sustentado para o setor exige o conhecimento permanente e atualizado da espacialização da oferta turística, quer em termos de alojamento turístico existente, quer de equipamentos e infraestruturas de interesse para o turismo, bem como de perspetivas de desenvolvimento do setor em conformidade com instrumentos de gestão territorial (IGT) ou operações urbanísticas.

Os SIG (Sistemas de Informação Geográfica) constituem uma ferramenta fundamental para o prosseguimento deste desiderato.

O SIGTUR​ disponibiliza dois tipos de temas – de negócio e territoriais – proporcionando vários tipos de análises, designadamente através das pesquisas cruzadas dos temas de negócio, bem como entre estes e os temas territoriais.

No SIGTUR podem ser visualizados os temas disponíveis, clicando no primeiro ícone ​​(Lista de Temas) no friso superior, bem como proceder a vários tipos de pesquisa:

_ Pesquisa simples

Por denominação
por exemplo denominação do empreendimento turístico.​

​Por geometria
com as opções de selecionar ponto, linha ou polígono e definição de buffer, obtendo por esta via (interseção territorial) todas as ocorrências relativas aos temas de negócio disponíveis na aplicação.

_ Pesquisa avançada
​podendo selecionar vários atributos de um determinado tema, bem como selecionar a(s) área(s) territoriais pretendidas.


Estão, igualmente, disponíveis as seguintes funcionalidades:

_ Alojamento perspetivado em Empreendimentos Turísticos, por área territorial (consulte a explicação quanto à forma de cálculo).

_ Indicadores da oferta turística, calculados com base nos dados do Registo Nacional do Turismo (empreendimentos turísticos - RNET, alojamento local - RNAL, estabelecimentos dos agentes de animação turística - RNAT e balcões das agências de viagens e turismo - RNAVT), bem como a respetiva representação em cartogramas.

A informação alfanumérica constante do SIGTUR sobre o RNT é obtida por sincronização diária (04:00H) com os quatro Registos mencionados. 

No caso específico do RNAAT, RNAVT e do RNAL (na sua maioria), a georreferenciação é obtida de forma automática a partir do endereço, pelo que assume um caráter meramente indicativo. A fiabilidade da georreferenciação pode ser consultada na lista de detalhes de cada estabelecimento.


Exemplos da aplicação SIGTUR

Distribuição territorial (concelho de Lisboa) de empreendimentos turísticos existentes e com parecer favorável do Turismo de Portugal sobre o projeto e pedido de informação prévia.



Representação cartográfica do indicador relativo à capacidade de alojamento a turistas em empreendimentos turísticos (ET) e alojamento local (AL), por km2, nas freguesias do concelho de Lisboa

​​


  • SIGTur
  • Informação geográfica
  • Georreferenciação
  • Gestão
  • Turismo
  • Ordenamento do território
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image