Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Formação

Formação

Focadas essencialmente no talento das pessoas, as Escolas do Turismo de Portugal têm vindo a desenvolver uma oferta formativa e programa de cursos adaptados às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade, incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando o papel das empresas nas carreiras.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Cursos On-The-Job

Os cursos de Formação On-The-Job das Escolas do Turismo de Portugal foram concebidos para qualificar e dotar jovens com conhecimentos concretos da realidade empresarial e das exigências funcionais e operacionais das suas futuras profissões, resultando de parcerias entre o Turismo de Portugal e estabelecimentos hoteleiros e de restauração de reconhecido prestígio. 

A partir do 3.​º mês de formação os alunos recebem formação em regime de alternância entre a escola e um determinado estabelecimento, sendo o último trimestre exclusivamente dedicado à unidade, correspondendo, assim, a um estágio curricular. 


Formação Contínua/Profissional

Porque a aprendizagem também se faz continuamente ao longo da carreira, as Escolas do Turismo de Portugal proporcionam cursos de formação contínua por catálogo e à medida, para profissionais e públicos indiferenciados que desejam ingressar por uma atividade no turismo, com o propósito de Criar Valor para as Empresas Valorizando as Pessoas. 

Construímos, igualmente, planos de formação à medida das necessidades específicas de grupos de trabalhadores e/ou empresas do setor do turismo, nomeadamente nas áreas de restauração e de bebidas, hotelaria, agentes de viagens, e outras áreas diretamente relacionadas com a atividade das empresas turísticas.


Tourism Creative Factory

Programa de mentoring e de empreendedorismo por excelência das Escolas do Turismo de Portugal. Compreende várias fases com vista à aprendizagem e aquisição das mais variadas competências indispensáveis à concretização de um negócio, contando com o apoio e consultoria técnica de um leque de mentores experientes. 

Na fase da “Modelação” terá lugar o desenvolvimento da ideia, desde a sua fase inicial a um plano de negócio com exequibilidade de mercado.

O Turismo de Portugal apresenta a Edição de 2018, denominada push4tourism. Este projeto insere-se na iniciativa Tourism Training Talents, premiada pela Organização Mundial do Turismo. Trata-se de uma iniciativa de aceleração, criada pela Rede de Escolas do Turismo de Portugal, em conjunto com a sua rede de parceiros, disponibilizando aos futuros empreendedores as melhores práticas dos programas de aceleração de ideias de negócio na área do Turismo, adequando-as às necessidades dos micro-negócios de base local.


Open Kitchen Labs

O Open Kitchen Labs tem como obje​tivo apoiar empreendedores que pretendam testar novos produtos, serviços ou conceitos na área da alimentação, disponibilizando as instalações e equipamentos da rede de Escolas do Turismo de Portugal para a realização de testes e ensaios que os empreendedores necessitem de fazer, permitindo avaliar e validar a viabilidade dos negócios de forma sustentada.

Desde a área da cozinha à da pastelaria, vinhos ou desenvolvimento de um serviço de excelência, qualquer ideia que pretenda testar na prática para validar o seu negócio, as Escolas do Turismo de Portugal e as suas equipas de mentores estão disponíveis. 

Neste momento, o programa Open Kitchen Labs encontra-se disponível nas Escolas de Lisboa, Algarve (Faro), Coimbra e Porto, prevendo-se para breve a abrangência de todas as Escolas do Turismo de Portugal. Para mais informação deve ser consultada a Escola pretendida. 


Serviços disponíveis às Empresas

A rede de Escolas do Turismo de Portugal dispõe de um conjunto de serviços de qualidade disponíveis para empresas, nomeadamente:

- reserva dos Restaurantes Pedagógicos das Escolas, onde podem ser apreciados pratos inovadores, requintados e cuidadosamente elaborados pelos alunos;
- serviços de Catering;
- aluguer de Espaços para fins diversos;
- formatação e realização de Workshops temáticos;
- ações de Team Building.


Para mais informação sobre formação e/ou serviços, contacte a Escola pretendida ou diretamente para o email formacao@turismodeportugal.pt​


  • Turismo
  • Portugal
  • Turismo de Portugal
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Escolas
  • Formação
  • Formação contínua
  • Formação on-the-job
  • Formação profissional
  • Tourism Training Talent
  • Tourism Creative Factory
  • Open Kitchen Labs
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image