Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Qualidade

Qualidade

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A qualidade é um conceito transversal às várias áreas do turismo e cada vez mais relevante, distintivo e promotor de competitividade.

O conceito de qualidade tem sido amplamente debatido, existindo várias abordagens para a sua aplicação. Na gestão em turismo, este objetivo visa garantir que os serviços e produtos turísticos fornecidos correspondem ou superam as expectativas dos turistas. Em mercados cada vez mais competitivos, a preocupação com a qualidade do serviço tem crescido de forma significativa.

A re​levância desta temática tem justificado o desenvolvimento de iniciativas que promovem a qualidade no turismo, nomeadamente através da definição de referenciais de qualidade para destinos, produtos, organizações e serviços turísticos.

Instituto Português da Qualidade (IPQ) é o Organismo Nacional de Normalização (ONN) e coordenador do Sistema Português de Qualidade (SPQ). Nessa qualidade, reconheceu o Turismo de Portugal como Organismo de Normalização Setorial (ONS), no domínio dos serviços turísticos, tendo como objetivo contribuir para posicionar Portugal como destino de excelência.​​​​​ Foi, assim, criada a Comissão Técnica de Normalização para o Turismo - CT 144, gerida pelo Turismo de Portugal, ​que tem como missão definir os referenciais de qualidade para as atividades turísticas no domínio dos serviços.​​​​


  • Qualidade
  • Normalização
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • Instituto Português da Qualidade
  • Instituto Português de Acreditação
  • International Organization for Standardization
  • European Committee for Standardization
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image