Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

NEST - Centro de Inovação do Turismo

Inovação

25.10.2021

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O NEST - Centro de Inovação do Turismo, é o projeto âncora da iniciativa Turismo 4.0 e tem como objetivo contribuir para potenciar Portugal como hub global de inovação do turismo. 

O NEST tem como missão promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas na transição para a economia digital.

Dos objetivos a alcançar destacam-se ainda:

_ A promoção do empreendedorismo, da inovação e da investigação em turismo.
_ O apoio às empresas no desenvolvimento de uma visão criativa e inovadora.
_ A criação de laboratórios de formação em colaboração com Universidades, Escolas de Turismo, Incubadoras e Centros de Conhecimento.
_ A produção e transferência de conhecimento para as empresas.
_ Disseminação de tendências e soluções de capacitação de competências digitais.
_ Posicionar Portugal, como um dos principais Test Beds de projetos de Inovação.

As prioridades de atuação do Centro são a experiência dos turistas, soluções em sustentabilidade e big data.

O NEST é constituído por uma associação privada sem fins lucrativos, Associação NEST - Centro de Inovação do Turismo. A Associação NEST foi constituída em 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades, na qualidade de associados fundadores, a ANA - Aeroportos de Portugal, o Banco BPI, a Brisa, a Google, a Microsoft, o Millennium BCP, a NOS e o Turismo de Portugal.​​​​​

Atualmente o NEST tem também funções como coordenador do Polo de Inovação Digital INNOVTOURISM DIH, que foi reconhecido como um dos 9 polos de Inovação Digital na​​​​​cionais e um proponente a polo Europeu. Integra uma Rede Nacional de Digital Innovation Hubs que desenvolvem uma ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico reconhecidos no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital e pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

O NEST conta igualmente com relações institucionais com organismos mundiais como a UNWTO (Organização Mundial do Turismo), com quem estabeleceu acordo bilateral de cooperação nas áreas da inovação e adoção de tecnologias aplicadas ao turismo, com fim de criar um "ecossistema propício à criação de novas empresas e negócios, fazendo de Portugal o país piloto para esta experiência.

Para além destes projetos, o NEST está também presente em outras iniciativas promovidas ao abrigo de programas da Comissão Europeia, abrangendo toda a cadeia de inovação de modo a apoiar as PME’s do setor.​​​



  • Inovação
  • Turismo 4.0
  • NEST
  • Turismo de Portugal
  • Turismo
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image