Nos dias 23 e 24 de maio, 6 Estações Náuticas da Ria de Aveiro acolheram a viagem-piloto em Portugal do EU WeMED_NaTOUR, uma das mais relevantes ações previstas neste projeto transnacional, cofinanciado pela Comissão Europeia, e cujo relatório aqui se encontra disponível.
Foram 17 os alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade da EB1 de Pardilhó, Estarreja, que tiveram a oportunidade de usufruir de dois dias de experiências, tendo como mote a água, os ecossistemas e o património da Ria de Aveiro.
O itinerário incluiu várias atividades ligadas ao património natural, cultural e imaterial que constituem elementos agregadores e únicos nos territórios de 6 Estações Náuticas (EN): observação de fauna e flora no BioRia; descoberta do património azulejar de Ovar; pintura de proas de moliceiro na Torreira; surfskate em S. Jacinto no Centro de Alto Rendimento; viagem no ferryboat Salicórnia até Aveiro; subida ao Farol da Barra; jogar "há piratas em Vagos" no Museu do Brincar; passeio de barco eletro-solar visitando plantações de salicórnia e a cultura de ostras; visita interpretada ao ecomuseu da Troncalhada e às salinas de Aveiro para aprendizagem sobre os métodos de produção artesanal do Sal e os ecossistemas que lhe estão associados.
O itinerário foi desenhado em parceria pelo Turismo de Portugal, Fórum Oceano e as 6 EN da Ria de Aveiro (Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos), em alinhamento com os objetivos do projeto e no seguimento de um Workshop, realizado em Estarreja, no mês de fevereiro, que envolveu parceiros públicos e privados das EN.
// Para o desenho do itinerário da viagem-piloto foram tidos em consideração os seguintes aspetos:
_ capacitar professores e alunos para o turismo responsável;
_ visitas de descoberta dos valores culturais e naturais do território;
_ atividades de conservação da natureza e comportamentos de turista responsável;
_ aprendizagem com experiências imersivas, alinhadas com os conteúdos didáticos preparados pelo consórcio do projeto We MED NaTour;
_ serviços de empresas parceiras das EN;
_ opções sustentáveis, sempre que possível (alimentação, transporte);
_ facilidade em replicar o modelo para outras regiões/locais/destinos, assente na sustentabilidade e valorização dos bens naturais e culturais, formando os públicos do turismo escolar para uma atuação responsável, como turistas do futuro.
O projeto We MED NaTOUR é coordenado nacionalmente pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Fórum Oceano – Entidade Coordenadora das Estações Náuticas de Portugal, visando implementar viagens-piloto, com foco na sustentabilidade e no turismo responsável, adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios.
A nível internacional, o projeto é conduzido por 7 organizações transcontinentais especializadas em diferentes domínios, sediados em 5 países, compostos respetivamente por: International Social Tourism Organisation (Bélgica), Asociaciòn Cluster Nàutico de las Islas Baleares e a Travel Without Plastic (Espanha), X23 The Innovation Bakery e a Agenzia Nazionale Del Turismo (Itália), Office National de Tourisme Mauritanie (Mauritânia) e o Turismo de Portugal (Portugal).
// Os principais objetivos deste projeto são:
_ criar oportunidades de valor adicional para as PME do setor do turismo, ajudando-as a aumentar a sua competitividade e a gerar novas oportunidades de rendimento fora da época alta;
_ desenvolver um Programa de Capacitação Online para as PME, tendo em vista aprofundar o seu conhecimento no domínio do turismo sustentável e das viagens amigas do ambiente nos destinos costeiros e marítimos; alcançar um público global e maximizar o potencial do negócio e atrair e envolver o público-alvo do turismo escolar;
_ capacitar professores e alunos para o turismo responsável, desenvolvendo um Guia de Materiais Didáticos e dar vida à aprendizagem dos estudantes, combinando as atividades da sala de aula com experiências práticas num ambiente turístico real, de forma sustentável;
_ desenvolver pacotes de turismo sustentável adequados para grupos escolares internacionais e nacionais de alunos de três faixas etárias diferentes (6-10 anos; 11-13 anos e 14-16 anos), visando aumentar a atratividade dos destinos costeiros e marinhos dos países participantes (Espanha, Portugal, Itália e Mauritânia), destacando o seu valor ambiental e cultural junto do público escolar – concretizados através de viagens-piloto realizadas em cada um dos 4 países parceiros;
_ aprender com as experiências do projeto-piloto, com vista a criar um modelo que incremente as oportunidades de viagens escolares associadas a pacotes de turismo sustentável.