Na sequência do projeto Portugal Náutico, desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal em cooperação com a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico, ficou estabelecido desenvolver, promover e certificar as Estações Náuticas de Portugal (ENP).
Atualmente existem 38 ENP certificadas ao longo da costa portuguesa, mas igualmente em rios, lagos e albufeiras de barragens. A rede envolve cerca de 1 600 parceiros, 63% dos quais são empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos, agências de viagens, alojamento local, empreendimentos turísticos, restauração, entre outras.
As ENP contribuem para a diversificação da oferta turística e possuem um elevado potencial para a redução da sazonalidade e, para além de acrescentarem valor aos recursos náuticos, geram emprego nas respetivas regiões.
Desde o seu início em 2018, o Turismo de Portugal, entre outras entidades, tem vindo a participar ativamente no desenvolvimento da rede de Estações Náuticas como membro da Comissão de Avaliação das candidaturas à certificação e como membro do Grupo Dinamizador do Portugal Náutico.
Desde o lançamento oficial do Portal da Rede das ENP, em julho de 2020, que o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo estão envolvidos na sua promoção interna. A promoção internacional da Rede conta, igualmente, com o apoio do Turismo de Portugal através das respetivas delegações, das Agências Regionais de Promoção Turística e AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
No âmbito do
Programa de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal e com vista à promoção integrada da oferta nacional de bens e serviços associados às Estações Náuticas, em 2021 e 2022, a Rede marca presença em feiras de turismo no estrangeiro para apresentar a campanha
Experimente Portugal, em todas as estações, numa ação de divulgação do portal
Nautical Portugal - que visa promover a melhor oferta de turismo náutico disponível em todo o território nacional, desde o litoral ao interior, das praias costeiras às praias fluviais, das marinas marítimas às fluvinas, dos estuários e albufeiras às lagoas e rios.
Mapa das Estações Náuticas | mar 2024