O Museu Portugal Romano em Sicó é um centro de interpretação sobre o processo da romanização da Lusitânia que funciona como complemento à visita de Conímbriga, dando ao visitante a tridimensionalidade não facilmente percetível nas ruínas. Está instalado no antigo solar da Quinta de São Tomé, que foi intervencionado para albergar o museu, cumprindo com todas as normas técnicas de acessibilidade constantes do Anexo do Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de agosto e boas práticas do Desenho Universal (Design for All).
A acessibilidade física está garantida nos percursos acessíveis (existência de elevadores), nos acessos exteriores, nas instalações sanitárias (que incluem fraldário e espaço para amamentação), e no estacionamento. Possui igualmente preocupações inclusivas de atendimento, com balcão rebaixado e sinalética acessível.
As condições de acessibilidade comunicacional deste Museu são as seguintes:
- Vídeos em Língua Gestual Portuguesa e Gesto internacional (limitações auditivas) e versões áudio com audiodescrição multi-idioma (limitações visuais) relativos a 25 pontos de informação distribuídos pelas várias áreas do Museu, mais 25 pontos de informação adicionais, só com audiodescrição. Os idiomas disponíveis são PT, ENG, FRA e ESP.
- Catálogos da exposição, em 4 versões: público em geral (linguagem simples), multi-idiomas (Inglês, Francês e Castelhano), em Braille (PT e ENG) e para público juvenil.
Todos os textos da exposição obedecem aos princípios de linguagem simples e o design da exposição obedece às boas regras de legibilidade.
Também está disponível uma visita 360º ao Museu, no seu site.
O projeto de melhoria das condições de acessibilidade foi apoiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.