A iniciativa de criação de um Museu dedicado ao neorrealismo nasceu em Vila Franca de Xira na década de oitenta do século XX, da vontade de um grupo de intelectuais ligados ao movimento neorrealista, concretizado através da criação da Comissão Instaladora do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo (APMNR).
O projeto do Museu foi evoluindo em torno da área arquivística e bibliográfica, porém, cedo enriqueceu e diversificou o seu património, desenvolvendo um vasto conjunto de coleções museológicas, com destaque para espólios literários e editoriais, arquivos documentais (impressos e audiovisuais), acervos iconográficos, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada na temática neorrealista.
O Museu tem como função incorporar, preservar e dar a conhecer o trabalho dos artistas e escritores neorrealistas, preservando a memória do que foi o movimento neorrealista, um dos mais importantes da história e da arte portuguesa do século XX.
Este Museu realizou várias ações de melhoria da acessibilidade física e comunicacional, destacando-se:
- A acessibilidade exterior do Museu do Neo-Realismo está assegurada através de rampa
- O percurso interior é assegurado por meio de elevador
- Existência, na proximidade, de 4 lugares de estacionamento reservado a pessoas com mobilidade condicionada
- Estão disponíveis instalações sanitárias adaptadas
- Existência de receção com balcão rebaixado
- Instalação de um percurso de piso tátil para apoio a visitantes cegos ou de visão reduzida. Esse piso tátil funciona como uma linha guia, em relevo, para orientação no percurso da exposição, em complemento com os audioguias disponíveis;
- Disponibilização de réplicas de algumas obras expostas para que os visitantes cegos ou de visão reduzida possam explorar através do tato (ex.: maquetes e impressão em Braille A4 – Texto explicativo sobre o Movimento Neorrealista e do Livro emblemático do movimento Neorrealista – Esteiros, Soeiro Pereira Gomes).
- O site do Museu disponibiliza a função ReadSpeaker para visitantes com limitações visuais.
O projeto de melhoria das condições de acessibilidade foi apoiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.