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Hotéis Vila Galé

Turismo acessível

27.12.2019

​​​​​​​O grupo hoteleiro Vila Galé promoveu a reformulação de alguns quartos e equipamentos, aumentando a oferta de alojamento acessível em três das suas unidades: Porto – Hotel Vila Galé Porto, Lisboa – Hotel Vila Galé Ópera e Albufeira – Hotel Vila Galé Ampalius.
 
Estas unidades passaram a dispor de mais quartos acessíveis – cinco no Porto, sete em Lisboa e cinco no Algarve – dotados de instalações sanitárias acessíveis, incluindo a disponibilização de equipamentos de apoio à mobilidade reduzida (cadeira de banho, caixotes do lixo basculantes e barras amovíveis para apoio no duche e na sanita), e a revisão da altura de alguns acessórios (espelho, secador de cabelo, telefone, cabides, toalheiros).

Destaque, também, para a solução de encapsulamento de almofadas, edredons e colchões, permitindo ter disponível um quarto antialérgico.

Na zona de receção assegurou a existência de mesa e cadeiras para atendimento face a face de pessoas com mobilidade condicionada e, nas zonas comuns, foram colocados corrimãos e faixas de sinalização antiderrapante e contrastante, no início e fim de rampas, sinalização dos lugares de estacionamento das viaturas de pessoas em cadeira de rodas, sinalização do percurso da garagem até aos elevadores com placas identificativas (boa dimensão, caracteres de fácil leitura, contrastes e setas direcionais). 

Para facilitar a entrada na piscina, na unidade no Algarve, está disponível a cadeira anfíbia JOB

No que respeita à resposta em eventual situação de emergência, dispõem de cadeira de evacuação, permitindo socorrer pessoas com mobilidade condicionada sem utilização de elevador, uma vez que os quartos adaptados se localizam em vários pisos, e foram implementados alarmes luminosos em 3 zonas comuns e em 3 quartos, dirigidos a clientes surdos.

Na vertente da comunicação acessível, as unidades disponibilizam diretório de serviços nos quartos e carta de restaurante em braille.

O grupo promoveu, ainda, a formação dos colaboradores e da direção das unidades em atendimento inclusivo, envolvendo a colaboração de pessoas com necessidades específicas e a realização de algumas experiências práticas.

O projeto foi apoiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.​



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