Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Greenways4ALL

Turismo acessível

22.12.2022

​​​​​​​​​​O projeto Greenways4ALL da União Europeia, financiado no âmbito do programa COSME para a Competitividade das Empresas e Pequenas e Médias Empresas (PME) contou com a participação da EGWA - European Greenways Association e teve como objetivo prinicipal avançar na criação de produtos turísticos acessíveis ligados às vias verdes.

As vias verdes, que são rotas não motorizadas, que fazem uso principalmente de linhas ferroviárias desativadas e caminhos de sirga (caminho ao longo das margens de um rio ou canal e que tem como objetivo permitir a tração de barcos), são provavelmente as rotas mais acessíveis que fornecem acesso à natureza e atividades de lazer ao ar livre para todos, incluindo pessoas com deficiência.

O projeto Greenways4ALL promoveu a melhoria da acessibilidade às vias verdes, a qualidade da oferta turística destinada a pessoas com deficiência e a disseminação dos recursos das vias verdes como infraestruturas para todos. O projeto foi coordenado pela Fundação Ferroviária de Espanha e a EGWA deu ao projeto a sua dimensão europeia e coordenou a comunicação.

Este projeto, cujo nome completo é “Accessible Tourism on European Greenways: Greenways For All", visou a criação de um produto que enriqueça a cadeia de valor da acessibilidade, passando de uma rota acessível para uma viagem ou experiência acessível. A acessibilidade será, assim, o elemento comum a todos os recursos que compõem o produto turístico: percorrer a ecopista, comer em restaurantes locais, hospedar-se nas imediações da ecopista, visitar museus, fazer compras, entre outras opções.

Deste projeto resultou o flyer Como tornar as ecopistas acessíveis e o Guia de Boas Práticas e Recomedações para a Acessibilidade nas Ecopistas, que destacam algumas das melhores práticas de Acessibilidade em Ecopistas na Europa bem como, alguns exemplos de iniciativas relacionadas com Ecopistas. Fornecem, igualmente, informação técnica sobre as características básicas a ter em conta quanto à conceção de acessibilidade das vias e as vantagens de implementar modelos de turismo acessível.​

Nos 18 meses de duração do projeto, foram projetados 2 produtos turísticos totalmente acessíveis. Um na Vía Verde de la Sierra (Cádiz-Sevilha) e outro na Ecopista / Via Verde do Dão (Viseu, Portugal). O projeto incluiu várias tarefas como a preparação de uma metodologia para a implementação de vias verdes acessíveis, a construção de bases de dados de recursos acessíveis nestas duas áreas, a organização de workshops e visitas técnicas, acordos de acessibilidade local entre as partes interessadas na área, o fomento da colaboração público-privada e, por último, o desenho de ofertas e produtos acessíveis.

O projeto também incluiu formação em turismo acessível para empresas e avaliações dos produtos projetados por grupos com diferentes necessidades específicas (grupos de teste).​

  • Ecoturismo
  • Percursos
  • Acessibilidade
  • Turismo sustentável
  • Turismo acessível
  • Boas práticas
  • União Europeia
  • Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image