Depois das cidades de Paris, Rennes e Bordéus, o Café Joyeux abriu, em novembro de 2021, a sua nova casa na capital portuguesa, na Calçada da Estrela, nº26.
O Café Joyeux, com início em 2017, é uma empresa social com «certificação ESUS”, detida integralmente pela Fundação Émeraude Solidaire, uma Instituição sem fins lucrativos, que destina a totalidade do seu lucro à inclusão da deficiência sob todas as suas formas.
Tem por objetivo formar e empregar pessoas com trissomia 21 ou com perturbações do espectro cognitivo, como o autismo.
O objetivo é dar visibilidade à limitação cognitiva e potenciar o encontro social, propondo trabalho, em meio comum, a pessoas afastadas de um emprego.
Depois de uma primeira avaliação, os colaboradores Joyeux são recrutados e formados por uma equipa especializada que abrange várias temáticas: Recursos Humanos, Gestão, Culinária e Tutoria.
Após a formação, muitos colaboradores Joyeux integram os Cafés Joyeux com um contrato sem termo. Em função das suas capacidades e sempre enquadrados por gestores atentos, ocupam diferentes funções da restauração: atendimento, caixa, cozinha, serviço de sala, entre outros.
O Café Joyeux permite a cada um dos seus colaboradores ganhar confiança, experiência e sentir-se totalmente integrado na empresa.