O NEST – Tourism Innovation Center, com o apoio do Turismo de Portugal e a Associação Accessible Portugal levou a cabo a construção de uma solução criativa, inovadora e gratuita de sensibilização e formação do pessoal que trabalha no alojamento turístico, para garantir o correto atendimento aos hóspedes com necessidades específicas, ao longo da sua estadia, garantindo assim uma melhor fruição turística de cada destino: App Guest Access.
A webApp Guest Access tem duas secções principais: uma que caracteriza e aborda as necessidades específicas de cada tipologia de limitação dos clientes, nomeadamente das deficiências motoras, visuais, cognitivas, auditivas e também do segmento sénior.
A outra secção incide sobre as Áreas/Valências do Alojamento, disponibilizando os requisitos técnicos de acessibilidade de determinados espaços e serviços do Alojamento, como quartos, receção, restaurante ou mesmo a mobilidade no edifício.
Adiciona ainda um checklist para o utilizador descarregar e preencher com as condições existentes, dando uma visão clara sobre o cumprimento da legislação existente.
Para incentivar um maior conhecimento das atitudes adequadas a adotar em cada caso, existe uma funcionalidade de gamificação, em que os utilizadores poderão responder a um quiz e conhecer a sua pontuação, tornando-se assim cientes da sua capacidade de receber hóspedes com necessidades específicas.
Esta webapp é recomendada para uso na receção pelos colaboradores, quando os hotéis sabem que irão receber hóspedes com limitações funcionais ou sempre que necessário.