A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa americanos, com vista à promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas.
Fortemente orientada para a deteção de oportunidades comerciais, bem como contribuir para a notoriedade do destino.
Atuação baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O Mercado
Tem 325 milhões de habitantes, mas só cerca de 137 mil habitantes têm um passaporte internacional válido. São, na sua maioria, provenientes dos estados da Costa Este e Oeste.
A taxa de câmbio é, atualmente, favorável ao turista americano (1€= 1,23$), mas a valorização do Euro é uma situação a monitorizar.
Os EUA continuam a ser a maior economia do mundo, com um PIB anual de US$18 mil milhões, e que continua com bom desempenho, mesmo com as conturbações políticas da era Trump.
Os americanos fazem cerca de 101,8 milhões viagens de outbound. O seu principal destino na Europa é o Reino Unido e Portugal ocupa 18º lugar, com 685,2mil turistas, 1 565,6 mil noites dos E.U.A e €812,8 Milhões de receitas.
As previsões de crescimento médio anual até 2020 são: 3,9% na procura turística americana, 5,7% nos gastos turísticos e 6,2% nas vendas do setor turístico no mercado online.
A tendência do turismo é de crescimento, com o aumento de recursos disponíveis às famílias para o lazer.
// O Perfil do Turista
- Já viajou para fora dos EUA e viaja para a Europe, oriundo, essencialmente, da Costa Este e Oeste (na maioria de NY e Califórnia). Viaja em pares ou casal, normalmente, na grande maioria em lazer (51.3%), para visitar amigos ou familiares (24.4%), negócios (10.4%) e educação (6.9%).
Newark, Boston e Miami são as principais cidades geradoras de turistas para Portugal.
- Idade média do turista americano que visita a Europa: 46 anos
- Rendimento médio familiar: $133,000
- Principais destinos que visita em Portugal: Lisboa, Porto e Norte e Centro de Portugal.
- Como Portugal é um destino long haul e um país pequeno, o turista americano tem muita apetência para o touring, tendo em conta a sua média de noites em Portugal e a facilidade em deslocar-se dentro do país.
- Planeia a viagem online e marca os voos com dois meses de antecedência do Summer peak season. Passa, em media, 17 noites no mesmo destino dentro da EU e quer ver arquitetura, historia e herança cultural, moda local e gastronomia. Procura recomendações da família e amigos para decidir o destino que vai visitar na europa
- Planeiam a visita procurando informação online e pedem recomendações a famíliares e amigos
- Utilizador de redes sociais: FB, Twitter, (gerações mais novas são, também, utilizadores do Instagram, Snapchat e Whatsapp), através das quais partilha, durante e depois da viagem, as suas experiências.
- Quando regressa aos EUA, tende a recordar-se da viagem e planeia voltar, mas, desta vez, para uma visita temática (gastronomia/ cruzeiros/ walking, etc). Motivacoes: 1 – visitar, 2 – descobrir, 3 – viver
// Oportunidades de Negócio / Tendências
- SHOW THE REAL THING: Authenticity, Diverse destination, protecting the experience
- Segmentos: Affluent millennials, Casais com elevado nivel de formação; Reformados/ Seniors; Golfers; Corporate; Turismo Etinico: Judaico; LGBT
- Mercados: NY/NJ; BOS; Miami; Califórnia
- Diversificação da oferta e aposta no conceito tailor made.
// Como abordar o mercado
Dada a segmentação do mercado e a diversidade de canais de distribuição, é importante que as empresas nacionais definam bem a sua estratégia e priorizem a sua atuação.
É um mercado muito competitivo e muito procurado por empresas e organizações de todo o mundo, razão pela qual é resistente aos contactos comerciais.
É um mercado de cultura de negócio anglo-saxónica, afigurando-se, por isso, necessário que a abordagem seja feita de forma preparada, diferenciada, profissional e, sobretudo, persistente. A comunicação é feita de forma muito direta, com uma atitude muito prática no que toca a gestão da informação, trabalho, networking e tempo.
Produto PT: America friendly. 60% da população em PT fala ingles. Safe and tolerant destination (este último, muito relevante para segmentos específicos, como o judaico, por exemplo).
Acessível e hospitaleiro. Fácil acesso a Espanha/ EU. Posicionamento geográfico PT como central em relação EUA-PT-EU/Asia/Africa e Médio Oriente, para onde temos boas conectividade aérea.
Mensagem: focada na motivação do turista americano, apresentando motivos para visitar Portugal.
// Localização
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – Nova Iorque
Portuguese National Tourist Office
866 Second Avenue, 8th Floor,
New York, NY 10017 – USA
Tel.: 0016467230200
Coordenadas: 40°45'10.0"N 73°58'11.9"W
Endereço Geral: Info.USA@turismodeportugal.pt
// Equipa de Turismo
Celina Tavares - Coordenadora
celina.tavares@turismodeportugal.pt
Tel.: 0016467230217
Rita Febrer - Gestora de Produto
rita.febrer@turismodeportugal.pt
Tel.: 0016467230213
Catarina Neves Silva – Gestora de Produto
catarina.n.silva@turismodeportugal.pt
Tel.: 0016467230218