A conferência é organizada conjuntamente pela ECF, o Governo da Flandres, a Província da Flandres Oriental, a Mobilidade da Flandres Oriental, a Câmara Municipal de Ghent, o Gabinete Oficial de Convenções Ghent Congres, Fietsersbond, o Embaixada de Ciclismo de Gante e Fietsberaad Vlaanderen, ao mesmo tempo que é apoiada por organizadores de conferências profissionais.
Atraindo normalmente mais de 1.400 delegados de mais de 60 países, é a principal plataforma mundial de intercâmbio de conhecimentos para defensores, cidades, decisores, académicos e líderes da indústria onde se encontram e partilham políticas progressistas e ideias empresariais que, em última análise, moldam o futuro do ciclismo.
A conferência será a oportunidade perfeita para Ghent mostrar os seus recentes sucessos na melhoria da mobilidade ciclável. A cidade é amplamente considerada um reduto do ciclismo graças a uma série de mudanças dramáticas implementadas na última década, que viram a introdução de medidas eficazes de mobilidade pró-ciclismo ano após ano. Muitas destas medidas fizeram parte do “Plano de Mobilidade Ghent 2030”, que foi aprovado em 2015 e viu a introdução de novos planos de circulação implementando limites de velocidade de 30 km/h dentro do anel viário da cidade e bairros circundantes, bem como a instalação de cerca de 6.500 vagas de estacionamento para bicicletas nos anos subsequentes.
Estas medidas, entre outras, produziram resultados surpreendentes. Em seis anos, a quota modal dos ciclistas aumentou de 22% em 2012 para 30% em 2015 e 35% em 2018, o que significa que Ghent já atingiu a sua meta para 2030 de 35% de aumento no ciclismo.