A cidade de Gdańsk, na Polónia, é o palco da conferência Velo-City 2025, que decorre de 10 a 13 junho 2025. O evento, de carater anual, tem lugar no centro de exposições AMBEREXPO, com o apoio da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), da cidade de Gdańsk e outras entidades locais e regionais.
Trata-se de uma inicitiva que reúne defensores, cidades, decisores políticos, investigadores e líderes da indústria para discutir o futuro da mobilidade sustentável e do ciclismo urbano.
O tema da edição deste ano, Energizing Solidarity, visa debater sobre como o ciclismo pode impulsionar a mudança social e a transição para sistemas de mobilidade descarbonizados e justos, abordando ainda tópicos como o poder social do ciclismo, a transformação urbana, a solidariedade política para uma transição justa e o impacte económico do ciclismo.
O evento tem lugar no centro de exposições AMBEREXPO, com o apoio da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), da cidade de Gdańsk e outras entidades locais e regionais.
A programação é composta por mais de 80 sessões e 400 oradores, e inclui uma exposição de inovações no que se refere ao ciclismo urbano, onde cidades e empresas podem explorar novas soluções e infraestruturas.
A escolha de Gdańsk para sediar a Velo-city 2025, permite alinhar o evento com a sua história de resistência e mudança social. A cidade está a investir fortemente na promoção do ciclismo, com planos de construir uma rede de super-estradas para bicicletas de 36,8 km e melhorar 30 km de rotas cicláveis, além de lançar um novo sistema de partilha de bicicletas elétricas, o MEVO 2.0.