No ano em que celebra o seu 24.º aniversário, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) será palco da 1.ª Edição da Feira ObservaLagunas, que terá lugar no fim de semana de 12 e 13 outubro, tendo como ponto de acolhimento o Monte do Paio - Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação, localizado em Brescos, Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém.
A programação da feira convida os visitantes a vivenciar este território de forma singular, através da observação e anilhagem de aves, workshops, palestras, caminhadas interpretativas, bioblitz, atividades para crianças, mercadinho de produtos locais, entre outros. Estas atividades estão à disposição de todos os que queiram aproveitar a oportunidade para conhecer esta área protegida (AP).
Algumas
atividades possuem limite de inscrição, sendo por isso obrigatória, pelo que existem dois formulários para o efeito: atividades na
Casa das Flores e outras
Atividades.
A iniciativa resulta de um esforço colaborativo de várias entidades do território, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e os Municípios de Santiago do Cacém e de Sines, a realizar no âmbito da Comissão de Cogestão da RNLSAS.
A RNLSAS, criada através do Decreto Regulamentar n.º 10/2000, de 22 de agosto, ocupa cerca de 15 km da faixa costeira dos municípios de Santiago do Cacém e Sines, abrangendo ainda uma faixa terrestre de 2 a 3 km de largura e uma faixa marinha de aproximadamente 1,5 km.
Caracteriza-se por ser um sistema lagunar costeiro de grande importância biológica, apresentando interessantes aspetos ecológicos, ictiológicos, botânicos e, em especial, ornitológicos.