O evento tem lugar em Manama, Bahrain, nos dias 18 e 19 novembro, numa organização conjunta da ONU Turismo e o Basque Culinary Center, e visa realçar o poder transformador do turismo gastronómico no avanço da resiliência económica e na construção de uma imagem forte para os destinos
Sob o tema “Turismo Gastronómico: um motor de diversificação económica e inclusão”, o Fórum reúne destinos e especialistas internacionais para debater o potencial do turismo gastronómico na promoção da sustentabilidade social e ambiental, inclusão, resiliência das comunidades locais e coesão regional.
A programação inclui painéis de discussão, apresentações, masterclasses, e visitas temáticas. Serão abordados temas como a qualidade e origem dos produtos, a sustentabilidade – incluindo a economia circular e a redução do desperdício alimentar – e o papel da tecnologia e das redes sociais na inovação do setor.
Haverá ainda espaço para demonstrações de cozinha ao vivo e serão anunciados os vencedores do 4.º Concurso Mundial de Startups de Turismo Gastronómico.
O Fórum Mundial de Turismo da ONU sobre Turismo Gastronómico foi criado com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronómico como um fator de desenvolvimento dos destinos.
As inscrições estão abertas até 31 outubro 2024.