A Câmara de Comércio de Verona acolhe este ano a Conferência Anual das Grandes Capitais do Vinho, o encontro das doze capitais internacionais do vinho, de 20 a 24 de outubro de 2024.
A Conferência integra um programa absolutamente único de 5 dias focados no enoturismo, durante a qual se reúnem os membros da Great Wine Capitals Global Network com os seus comités de direção locais, bem como com delegados de negócios e viagens.
A Conferência, a ser realizada em Verona, é um evento que ocorre uma vez a cada década, no qual os participantes podem beneficiar da partilha de conhecimentos e experiências.
// A participação no evento permite:
_ Desenvolver parceiras e trabalaho em rede com representantes da indústria das outras 11 Grandes Capitais do Vinho, incluindo uma sessão de reunião B2B no dia 23 de outubro;
_ A oportunidade de conhecer o que de melhor apaisagem do enoturismo de Verona tem para oferecer, e uma excelente ocasião para fazer benchmarking e de estabelcer contactos com parceiros locais, bem como a produtores de vinho e azeite;
_ Integrar experiências enogastronómicas para conhecer de perto a cozinha italiana e veronesa.
Está prevista a presença de mais de 100 delegados internacionais das outras 11 Grandes Capitais do Vinho e das suas regiões: Mendoza (Argentina), Adelaide (Austrália), Bordéus (França), Valparaíso/Vale de Casablanca (Chile), Mainz/Rheinhessen (Alemanha), Hawke's Bay (Nova Zelândia), Porto (Portugal), Bilbau/Rioja (Espanha), Lausanne (Suíça), Cidade do Cabo (África do Sul) e São Francisco/Napa Valley (EUA).
A Conferência conta ainda com presença de delegados de cada uma das 12 Grandes Capitais do Vinho e das suas regiões. Estes representantes são oriundos de diversas organizações, que participam numa série de grupos de trabalho durante o evento, para colaborar em projetos comuns que promovam os objetivos da Rede e dos seus membros. Estes delegados incluem:
_ Representantes administrativos ou políticos de topo do governo estadual ou nacional, ou dos municípios locais
_ Representantes seniores de associações da indústria do vinho
_ Diretores de Câmaras de Comércio e outros organismos equivalentes de desenvolvimento económico
_ Investigadores e educadores de universidades e institutos de ensino
_ Diretores de associações de marketing de destinos municipais e/ou regionais
_ Organizações de turismo e viagens
// Cada membro da Rede participa com uma delegação empresarial composta por:
_ Enólogos e viticultores
_ Proprietários de empresas de vinho
_ Marketing, turismo e outras equipas relacionadas com as indústrias do vinho, turismo e hotelaria
_ Vencedores dos prémios locais Best of Wine Tourism, a concorrer a um prémio internacional (que será entregue no Jantar de Gala de encerramento do programa AGM).
Todas empresas vencedoras dos prémios Best Of Wine Tourism serão anunciadas na presença de todos os participantes e representantes da imprensa.
Grande Rede de Capital do Vinho
As Grandes Capitais do Vinho são uma rede de grandes cidades globais nos hemisférios norte e sul, que partilham um activo económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas de renome internacional. Verona representa a Itália na rede desde 2016. Portugal integra a rede com duas regiões vitinícolas, a do Vinho do Douro e a do Vinho Verde.
Fundada em 1999, a Rede desenvolveu e introduziu diversos projetos, iniciativas e programas com o objetivo de alcançar a excelência no turismo, nos serviços empresariais e na educação no âmbito da aliança global das suas 12 regiões vitinícolas de renome.