Na sequência das medidas de apoio às empresas do setor do turismo e da criação de instrumentos de financiamento específicos, decorrente do impacto do surto pandémico no setor, é agora lançada uma iniciativa que visa estimular a procura interna e proporcionar um incentivo ao consumo num ambiente de negócios ainda frágil, mediante a criação de condições mais competitivas na oferta de produtos e serviços turísticos.
O Programa de incentivo ao consumo “Visita Portugal” traduz-se num incentivo ao consumo, concretizado através da aplicação de um desconto na comercialização de produtos e serviços de natureza turística, comparticipado, em partes iguais, num modelo de compromisso partilhado público/privado. As ofertas serão disponibilizadas através de plataformas agregadoras sem fins lucrativos.
O Programa é uma iniciativa do Governo, coordenada pelo Turismo de Portugal, e desenvolvida em articulação com a campanha de turismo interno gerida pelo Turismo de Portugal, a qual visa contribuir para potenciar o seu alcance. Com uma dotação de € 50.000.000 (cinquenta milhões de euros), vigorará até 15 de dezembro de 2020 e será regulado por Despacho Conjunto das Secretárias de Estado do Turismo e do Orçamento, o qual fixará o âmbito e implementação do mesmo.