Em 22 de junho de 2022, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel denominado "Casa Grande", em Pinhel, com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local na modalidade de estabelecimento de hospedagem, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor.
Situado junto à muralha de Pinhel, este imóvel histórico, conhecido por “Casa Grande”, pertenceu, inicialmente, à família Antas e Menezes, que na época detinha a alcaidaria-mor da vila.
Durante as Invasões Francesas o edifício foi ocupado pelas tropas francesas, que aí se instalaram no ano de 1810. Mais tarde, passou a pertencer à família Noronha e Avilez e em finais do século XIX foi vendido ao Conde de Pinhel.
No século XX a Casa dos Condes de Pinhel tornou-se sede do Grémio da Lavoura e nos anos 1973-1974 a cooperativa agrícola cedeu o espaço à Câmara Municipal de Pinhel.
O solar, que estava então adossado ao edifício dos Paços do Concelho, foi objeto de algumas obras de conservação, passando depois a desempenhar funções de sede da autarquia. Encontra-se, atualmente, desocupado e sem utilização.
- Duração da concessão: 50 (cinquenta) anos
- Renda mínima anual: € 5.869,57
- Área total de construção: 1.717,40 m²
Prazo limite para apresentação de propostas: 17 fevereiro 2023.