Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Green Key 2025

Qualidade e sustentabilidade

28.06.2025

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação apresentou os 377 estabelecimentos galardoados com Green Key 2025, no dia 27 de junho, às 17h00, no Restaurante Ninho D’Águias, na Pousada de Marvão.

​​​​​​// Estabelecimentos galardoados com a Green Key 2025
​​​​​​​​
Nesta edição do Green Key 2025/2026 são galardoadas 377 unidades, mais 52 do que na anterior edição, sendo que 78 recebem pela primeira vez o selo Green Key, para além de 10 que voltaram a participar no Programa.

Em 2025, todas as Entidades Regionais de Turismo, contam com estabelecimentos Green Key, no entanto, a maior concentração de galardoados coincide com os destinos turísticos com maior expressão no nosso país, destacando-se Grande Lisboa e Península de Setúbal (91), Madeira (78), Algarve (66) e Área Metropolitana Porto (31), que, em conjunto, concentram dois terços dos estabelecimentos Green Key e que, de acordo com os dados oficiais, contam com aproximadamente 17 milhões de visitantes anuais, o que corresponde a cerca de 55% dos visitantes recebido no país no ultimo ano.

A Região de Turismo do Norte conta com 64 galardoados; a RT do Centro com 42; a Região de Lisboa lidera com 91; a RT do Alentejo e Ribatejo conta com 15; a RT do Algarve um total de 66; os Açores 21 e a Madeira conta com 78 unidades GK. Em 2025, seguindo a tendência dos últimos anos, Lisboa, Algarve, Norte e Madeira viram aumentado o número de estabelecimentos Green Key, este ano com especial destaque a RT de Lisboa que viu o nnúmero de estabelecimentos GK crescer 33%.

Estes números reiteram a necessidade de apostar e investir na descentralização do turismo, de forma a aliviar a pressão no litoral e nos grandes centros urbanos, o que vai ao encontro dos objetivos do Programa Green Key, uma vez que a sustentabilidade deve ser ambiental, social e económica.

Neste sentido, Marvão foi o local escolhido para receber a Cerimónia Nacional Green Key, como reconhecimento do trabalho realizado na promoção do turismo responsável junto da comunidade local e dos seus estabelecimentos turísticos, numa clara aposta por um fator diferenciador que promove uma maior atratividade e visitação.

No que diz respeito às tipologias, os hotéis são a categoria mais expressiva, contabilizando cerca de 82% dos estabelecimentos Green Key em Portugal, ou seja, 309 hotéis e pousadas. Além dos hotéis, nesta edição, são reconhecidos 29 alojamentos locais, 24 turismos no espaço rural, 8 parques de campismo, 5 restaurantes, 1 centro de conferência e 1 pousada de juventude.

Para as unidades receberem este certificado devem cumprir um conjunto de critérios e indicadores, em áreas como gestão de recursos e resíduos, responsabilidade social, informação ao cliente.

A Comissão Nacional, que participa no processo de avaliação, é composta por 19 entidades, que vão do sector público à sociedade civil e cujo contributo é imprescindível para o bom funcionamento do programa.


​// Sobre o Programa ​Green Key

O Green Key é um selo ambiental da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), que se reflete numa rede internacional com mais de 7900 estabelecimentos, onde Portugal se encontra na 6.ª posição, numa lista liderada pela França que conta com 2.393 unidades Green Key, seguida pelos Países Baixos, Grécia, Alemanha e Bélgica.

Em Portugal, este programa é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), desde 2007, e conta com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas, das quais o Turismo de Portugal faz parte como membro do Júri Nacional. O Green Key tem como objetivo promover o turismo sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, centros de conferência e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

// Objetivos do programa Green Key
_ ​Sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade;
_ Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração;
_ Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais;
_ Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental;
_ Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.

É um programa que atrai mercado turístico nacional e internacional seguindo a tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento.

Em 2016, os critérios Green Key foram reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, uma organização sem fins lucrativos que estabelece e gere standards de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor.



​​


  • Chave Verde
  • Certificação
  • Alojamento
  • Alojamento local
  • Empreendimento turístico
  • Parque de campismo
  • Restaurante
  • ABAAE
  • Green Key
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image