Estão abertas as candidaturas ao programa Green Key 2024, um galardão que promove o turismo sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e centros de conferência que implementem boas práticas ambientais e sociais.
Desenvolvido pela
Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, sendo coordenada em Portugal pela
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas, o programa Green Key está presente em 65 países e conta com uma rede de cerca de 3.200 estabelecimentos. Este programa é desenvolvido em Portugal desde 2007 e conta com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas, sendo o Turismo de Portugal membro do Júri Nacional.
Com este programa pretende-se promover um turismo mais responsável e sustentável e, também, reconhecer o trabalho que os estabelecimentos desenvolvem no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, estabelecidos pela ONU.
// Fases do processo de atribuição do galardão
1. Preenchimento de formulário de candidatura, baseado nos critérios do Green Key;
2. Avaliação e visita de controlo, durante a qual a equipa Green Key confirma o cumprimento dos requisitos através de evidências apresentadas no local;
3. Deliberação do júri nacional, momento em que são apresentados a júri os relatórios de candidatura e de vistoria para decisão final sobre a atribuição do galardão.
// Calendarição da edição 2024
2. De final de janeiro até final de abril 2024: avaliação e agendamento das visitas de controlo aos estabelecimentos candidatos.
3. Final de maio 2024: reunião do júri para deliberação sobre as candidaturas.