Em 2023, na sua primeira edição, o vencedor do Prémio Festival +Acessível foi o Festival MEO Kalorama, promovido pela Kalorama Festival Unipessoal, Lda., e que decorreu de 31 ago a 2 set 2023.
Esta distinção foi atribuída pelo Júri do Prémio, composto por representantes do Turismo de Portugal, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Direção-Geral das Artes, do Instituto de Cinema e do Audiovisual e da Associação Portuguesa de Festivais de Música, no decurso da análise de critérios específicos, nomeadamente dimensões da inovação e da abrangência da acessibilidade disponibilizadas ao público.
A entrega do Diploma Prémio Festival +Acessível teve lugar no dia 28 fev 2024, aquando da Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, contando com a presença dos representantes do Festival, bem como dos Presidentes do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação e o Júri do Prémio.
// Sobre o Prémio Festival +Acessível
O Programa Festivais Acessíveis, cuja vigência terminou a 31 dezembro 2023, resulta de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação com vista a promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais que apresentassem condições de acessibilidade e inclusão, com idênticas condições de conforto, segurança e autonomia, para todos os públicos sem exceção.
// Objetivos do Prémio Festival +Acessível
A atribuição do Prémio Festival + Acessível, contemplada no Programa Festivais Acessíveis, visa distinguir o evento mais acessível do conjunto dos festivais que se candidatam expressamente ao prémio em cada ano.