Aberto a destinos turísticos em toda a Europa, este Prémio constitui um selo de qualidade que permite dar visibilidade aos destinos turísticos culturais europeus, divulgando os resultados e as
produções de turismo cultural sustentável dos destinos, em várias categorias selecionadas anualmente. No âmbito desta iniciativa vai ser criada uma plataforma para partilha de experiência e conhecimento e para promoção de redes de networking entre destinos.
A edição de 2023 dos Prémios Destinos Turísticos Culturais Sustentáveis é organizada pela ECTN (European Cultural Tourism Network),em parceria com Europa Nostra, ETC (European Travel Commission) e NECSTouR, no âmbito da European Capital of Smart Tourism Pafos 2023 e da ReInHerit Horizon 2020 CSA. Os candidatos são convidados a apresentar resultados relativos ao turismo cultural sustentável, numa das 6 categorias seguintes:
_ Digitalização e transição digital no Turismo Cultural Sustentável;
_ História e Património;
_ Património ribeirinho;
_ Produtos Turísticos Temáticos Transnacionais, incluindo Rotas Culturais Europeias (envolvendo pelo menos 2 países europeus, não necessariamente vizinhos);
_ Turismo Religioso, Peregrino e Espiritual;
_ Competências Tradicionais, Artesanato e Criatividade (por ocasião do European Year of Skills 2023).
Os vencedores serão anunciados na Cerimónia de entrega de prémios, que acontecerá durante a 16ª Conferência Internacional de Turismo Cultural. O evento será organizado pela ECTN de 18 a 21 de outubro de 2023 em Pafos (Chipre), como reconhecimento do prémio "Capital Europeia do Turismo Inteligente 2023".
Quem se pode candidatar
Todos os destinos turísticos da Europa, autoridades nacionais, regionais e locais, conselhos e associações de turismo, organizações de gestão de destinos, museus, centros de interpretação, roteiros culturais, festivais e ONGs culturais.
Data limite
As candidaturas estão abertas até 16 de junho até 17h00 (CET)