Lançados pela Comissão Europeia em 2002 e geridos pela Europa Nostra, estes prémios, também conhecidos como Prémios Europeus do Património Cultural, visam destacar a excelência em projetos de património na Europa. Apoiados pelo programa europa criativa, visam promover boas práticas, fomentar o intercâmbio de conhecimento e criar redes entre stakeholders do património.
A Europa Nostra é uma federação pan‑europeia de organizações de património cultural e natural, fundada em 1963, com representação em mais de 40 países e cooperação com entidades como a comissão europeia, o conselho da europa e a unesco
São cinco as categorias disponíveis:
_ Conservação e reutilização adaptativa
_ Pesquisa
_ Educação, formação e competências
_ Envolvimento dos cidadãos e sensibilização
Cada candidatura deve ser apresentada numa única categoria, respeitando o prazo e os critérios estabelecidos no regulamento.
Podem candidatar‑se:
_ indivíduos, equipas ou organizações que liderem ou representem projetos relacionados com património cultural — tangível, intangível ou digital;
_ projetos concluídos nos últimos três anos (entre agosto 2022 e agosto 2025) ou em fase avançada com resultados tangíveis (nas categorias de formação e envolvimento cidadão).
As candidaturas devem ser submetidas online, em inglês, através da plataforma Europe of Heritage Awards, acompanhadas de documentação e, se necessário, consentimentos dos proprietários ou responsáveis pelos projetos.
Serão distinguidos até 30 vencedores nas diferentes categorias.
Os prémios reconhecem excelência, inovação, relevância europeia, envolvimento comunitário, impacte e capacidade de partilha de conhecimento. A visibilidade, destaque mediático, oportunidades de financiamento e adesão à rede europeia de património são benefícios adicionais destacados pela organização.
Em 2025, foram distinguidos em Portugal:
_ o Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche (categoria conservação e reutilização adaptativa);
_ o programa governamental Saber Fazer (categoria educação, formação e competências);
_ o projeto de revitalização da tecelagem tradicional de Almalaguês, em Coimbra (categoria envolvimento dos cidadãos e sensibilização).
Estas distinções refletem a diversidade de tipos de património valorizados, desde conservações estruturais a iniciativas comunitárias e formativas.
As candidaturas aos Prémios Europeus do Património / Europa Nostra 2026 terminam a 9 de setembro 2025 às 23h59 CEST.