O
Prémio European Green Pioneer of Smart Tourism é uma iniciativa, implementada pela Comissão Europeia que tem por fim reconhecer e premiar destinos que implementaram estratégias bem-sucedidas com vista ao desenvolvimento de turismo sustentável, com recurso a práticas de transição verde.
Objetivos
A competição baseia-se no princípio de promover o desenvolvimento do turismo sustentável em destinos que agreguem valor à economia, ao planeta e às pessoas. Ser o European Green Pioneer of Smart Tourism 2024 permitirá que a cidade vencedora sirva de inspiração para outros destinos turísticos em toda a Europa, melhorando o perfil de sua cidade como um destino turístico de qualidade, atraindo visitantes e gerando crescimento económico de maneira sustentável.
Quem se pode candidatar
_ Cidades localizadas num Estado-Membro da UE e de países não pertencentes à UE que participam no programa COSME (Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Islândia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Reino Unido), bem como as inseridas no Mercado Único (Islândia, Liechtenstein e Noruega);
_ Cidades que tenham uma população demográfica entre 25.000 e 100.000 habitantes;
_ Estados com população total abaixo de 1 milhão de habitantes e cidades com mais de 5.000 habitantes podem candidatar-se;
_ Os vice-campeões das edições anteriores da competição EDEN, nacionais e da UE.
Os dados demográficos devem estar em concordância com o
EUROSTAT.
Critérios de avaliação_ Os destinos vencedores de edições anteriores da competição EDEN em toda a UE não são elegíveis para concorrer ao European Green Pioneer of Smart Tourism 2024 - pioneiro do turismo sustentável.
_ Um "destino" é entendido como uma cidade, vila ou outra área urbana, enquanto unidade administrativa regida por uma cidade/conselho municipal ou outro órgão eleito.
Prazo de candidaturas05 de julho de 2023, até às 17h00 (CET)