Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo Militar

Turismo militar

09.05.2025

O Turismo Militar tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta ancorada nos recursos de índole histórica e militar.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com outros parceiros públicos e privados, tem vindo a apoiar a dinamização turística-cultural do vasto e monumental património material e imaterial associado à história militar nacional, em todo o território, na observância d​as ações tendentes à estruturação do produto turismo militar contemplado na Estratégia Turismo 2027.​​

Esta oferta, ligada aos a​tivos diferenciadores do território, permite reforçar a sua atratividade e captar mercado nacional e internacional ao longo de todo o ano, atenuando a sazonalidade. ​São vários os municípios e associações nacionais, assim como empresas turísticas que dinamizam iniciativas e programas de turismo militar, contribuindo para um melhor conhecimento do património e cultura dos seus territórios e, consequentemente, para a sua valorização turística, destacando-se as temáticas associadas aos Templários e às invasões francesas em Portugal.

O Turismo de Portugal tem vindo a dinamizar, de forma concertada, a oferta associada a produtos de turismo militar, à escala de redes nacionais, conferindo-lhe coerência na abordagem e envolvendo as entidades relevantes e com competências em matéria de valorização do património, estruturação de produto turístico e promoção, nomeadamente nas temáticas:
Todas estas dimensões visam a melhoria da experiência turística, no sentido de proporcionar serviços de qualidade comuns a todos os recursos de Turismo Militar, nomeadamente no que concerne às condições de visitação ao nível da mediação, através da incorporação de novas tecnologias para a interpretação e fruição dos locais (soluções de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), mas também à acessibilidade universal, educação patrimonial e envolvimento de agentes turísticos para desenvolvimento de oferta turística.
A distribuição deste tipo de experiências por todo o país, incluindo territórios de interior ou contextos menos conhecidos e afastados de maiores fluxos turísticos, são também uma oportunidade para o turismo m​​​​​​​​​​​ilitar.​


  • Turismo militar
  • Turismo
  • Património
  • Rotas
  • Turismo de Portugal
  • Roteiro
  • Portugal
  • Estratégia Turismo 2027
  • Qualificação
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image