Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Programa Autocaravanismo Responsável

Sustentabilidade

25.10.2024

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Programa Autocaravanismo Responsável promovido pelo Turismo de Portugal tem em vista dar resposta à procura crescente desta modalidade, bem como fomentar a adoção de medidas adequadas à harmonização da sua prática com as exigências ambientais, de saúde pública, de ordenamento do território e da viação terrestre. 

// Objetivos
​_ O desenvolvimento de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), que assegure a infraestruturação do território nacional com uma rede de oferta suficiente e qualificada de espaços destinados a autocaravanas, ainda mais premente num momento em que se verifica um crescimento de turistas que escolhem esta modalidade para percorrer Portugal.

As Áreas de Serviço para Autocaravanas funcionam 24 horas por dia e disponibilizam espaços de estacionamento e pernoita das autocaravanas, asseguram o fornecimento de energia e​létrica, bem como o abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos.​
Através de um protocolo de colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é disponibilizada informação atualizada sobre a localização e serviços disponibilizados em cada ASA da rede numa plataforma digital única Outdoor Routes Portugal - através da qual é possível a monitorização da ocupação das ASA na rede e a realização de ​reservas online. Consulte o Regulamento para adesão à plataforma.

_ Divulgação do conceito “Life Campers”, cujo principal objetivo é sensibilizar os turistas quanto à necessidade de respeito pelo território, pelo ambiente e pelas populações locais, bem como quanto à utilização de locais adequados para estacionamento e pernoita e à adoção de boas práticas da modalidade, promovendo um autocaravanismo responsável e sustentável. Trata-se de uma marca, com conceito e imagem do Turismo de Portugal, colaborativa, que pode ser utilizada por todos os parceiros (empresas de aluguer de caravanas, ERT, ASA, etc.). Sob estas premissas é disponibilizado o folheto informativo “Life Campers”.

_ ​A elaboração de um Guia de Boas Práticas para o Autocaravanismo​​ que visa dar a conhecer tanto aos autocaravanistas como às entidades responsáveis pelo licenciamento das Áreas de Serviço a legislação aplicável e as regras vigentes, de modo a promover a adoção de boas práticas pela modalidade, promovendo um autocaravanismo responsável e mais sustentável, com base nos princípios da sustentabilidade social, ambiental e económica.

Em paralelo, pretende-se que haja um reforço da fiscalização e do sancionamento de situações e práticas ilegais, tendo, para o efeito, sido celebrados protocolos de colaboração com a GNR, PSP, Autoridade Marítima Nacional e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

O autocaravanismo em Portugal, um segmento em franco crescimento também no resto da Europa, é praticado essencialmente por estrangeiros (80%), na sua maioria alemães, franceses e espanhóis, reformados e apreciadores da cultura e gastronomia dos destinos que visitam, bem como do comércio local. Os autocaravanistas que nos visitam preferem viajar nas épocas média e baixa, representando um contributo positivo para diminuir a sazonalidade nos destinos, e têm maior apetência pelas localidades costeiras, nomeadamente, litoral alentejano e algarvio.


  • Programa
  • Sustentabilidade
  • Boas práticas
  • Turismo +Sustentável 2020-2023
  • Turismo de Portugal
  • Caravanismo
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image