Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Apresentado o Programa de Ação para o Autocaravanismo Responsável

Programas, projetos e iniciativas

16.07.2020

O Programa de Ação para o Autocaravanismo Responsável do Turismo de Portugal procura dar resposta à procura crescente da modalidade, bem como adotar medidas adequadas à harmonização da sua prática com as exigências ambientais, de saúde pública, de ordenamento do território e da viação terrestre. Um dos objetivos centrais é a  criação de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), que assegure a infraestruturação do território nacional com uma rede de oferta suficiente e qualificada de espaços destinados a autocaravanas, ainda mais premente num momento em que se verifica um crescimento de turistas que escolhem esta modalidade para percorrer Portugal. 

O Programa de Ação, com implementação prevista em 2020 e 2021, inclui ainda a disponibilização de informação atualizada sobre a localização e serviços disponibilizados em cada ASA da rede numa plataforma digital única, através da qual será possível a monitorização da ocupação das ASA na rede e a realização de reservas online. 

No âmbito do mesmo programa, foi criada pelo Turismo de Portugal a imagem e conceito “Life Campers” para futuras ações de sensibilização dirigidas a autorcaravanistas, num apelo à necessidade de respeito pelo território, o ambiente e as populações locais, à utilização de locais adequados para estacionamento e pernoita e à adoção de boas práticas da modalidade, promovendo-se o autocaravanismo responsável e sustentável. Esta campanha de sensibilização pretende-se colaborativa, contando com o futuro envolvimento de todos os parceiros (municípios, entidades regionais de turismo, entidades gestores de ASA, associações do setor, empresas de aluguer de caravanas, etc.), e recurso a diversos materiais informativos e promocionais.

Em paralelo, há lugar ao reforço da fiscalização e do sancionamento de situações e práticas ilegais, tendo já sido celebrados protocolos de colaboração com a GNR, PSP, Autoridade Marítima Nacional e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

O Turismo de Portugal, pretende ainda, em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as Associações do setor, vir a desenvolver um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo, estando já a promover a implementação de boas práticas sanitárias específicas, alinhadas com as orientações da Direção-Geral de Saúde, com formação às empresas e colaboradores no âmbito do Selo Clean & Safe.

A primeira Área de Serviço para Autocaravanas inaugurada, localizada em Ponte de Sor - Alentejo, é um dos 41 projetos de 27 municípios do Alentejo e Ribatejo com candidaturas apresentadas ao apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar, para criação ou requalificação de ASA nos respetivos territórios. De forma concertada a ERT Alentejo apresentou uma candidatura âncora para o desenvolvimento de ações de divulgação, sensibilização, animação, capacitação, gestão e coordenação da iniciativa na região. 

Para o alargamento da rede a todo o país está prevista a abertura de novas linhas de apoio do Programa Valorizar e em articulação com as várias Entidades Regionais de Turismo. 

As Áreas de Serviço para Autocaravanas funcionam 24 horas por dia e disponibilizam espaços de estacionamento e pernoita das autocaravanas, asseguram o fornecimento de energia elétrica, bem como o abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos.

O autocaravanismo em Portugal, um segmento em franco crescimento também no resto da Europa, é praticado essencialmente por estrangeiros (80%), na sua maioria alemães, franceses e espanhóis, reformados e apreciadores da cultura e gastronomia dos destinos que visitam, bem como do comércio local. Os autocaravanistas que nos visitam preferem viajar nas épocas média e baixa, representando um contributo positivo para diminuir a sazonalidade nos destinos, e têm maior apetência pelas localidades costeiras, nomeadamente, litoral alentejano e algarvio.

  • ASAs
  • Turismo responsável
  • Redes
  • Programas, projetos e iniciativas
  • Programa Valorizar
  • Campanha
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image