O projeto Caminhos da Fé visa posicionar Portugal internacionalmente como um destino de fruição espiritual e cultural ancorado nas temáticas Culto Mariano (Caminhos de Fátima Altares Marianos), Caminho de Santiago, Herança Judaica e Legado Islâmico.
Pretende incrementar-se os fluxos de turistas que viajam para Portugal motivados pelo desejo de vivenciar experiências turísticas associadas a caminhos de fruição espiritual e à descoberta das suas origens, no caso particular da Herança Judaica. Trata-se de uma oferta cultural que abrange todas as regiões do país e que pode ser usufruída ao longo de todo o ano.
Este projeto assenta numa forte articulação do Turismo de Portugal com parceiros públicos e privados. A atuação no território ao nível da qualificação dos caminhos e dos recursos culturais associados; a estruturação de produto com os programas das empresas; a capacitação da oferta turística para o acolhimento destes segmentos; a promoção em mercados internacionais através de um website dedicado e a organização de vistas de operadores e jornalistas internacionais – são as dimensões que estão a ser trabalhadas pelas entidades envolvidas.
// Plataforma Caminhos da Fé
A plataforma online agregadora
Caminhos da Fé em versão desktop e mobile fully-responsive, é o canal agregador da oferta, dirigido aos mercados internacionais. Atualmente contém informação sobre
Culto Mariano, Herança Judaica, Caminhos de Santiago e Legado Islâmico,
bem como pontos de interesse complementares, informações úteis, alojamento turístico e suportes multimédia.
Será enriquecida à medida que mais informação ficar disponível, decorrente do trabalho em curso com os parceiros do Turismo de Portugal.
Disponibiliza, numa primeira fase, informação em três idiomas (português, inglês e espanhol), bem como programas de empresas de animação e agências de viagens.
// Capacitação dos agentes turísticos
O Turismo de Portugal tem vindo a dar relevo ao posicionamento de Portugal como destino de fruição espiritual e cultural, sendo a temática dos Caminhos de Fátima, Caminhos de Santiago e os Altares Marianos dimensões objeto de intervenção e valorização no território e no património associado, a par da sua divulgação enquanto elementos identitários culturais fortes e diferenciadores da oferta turística dos sítios.
A este propósito e com vista a capacitar os agentes turísticos nestas temáticas especializadas, garantindo a diversificação da experiência a quem visita estes territórios, em 2022, o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja promoveu, com o apoio do Turismo de Portugal, um programa de capacitação estruturado em dois módulos temáticos: Iconografia Mariana e de Santiago e Arquitetura e Espaço Litúrgico.
O programa destas ações, envolvendo uma componente prática e teórica, associou uma componente de visitas técnicas a alguns dos principais monumentos, num total de doze espaços patrimoniais:
_ Coimbra (Sé Velha; Igreja de Santiago e Igreja de Santa Cruz)
_ Porto (Sé; Museu do Paço Episcopal e Igreja de São Lourenço)
_ Santarém (Sé; Igreja de Marvila e Igreja da Graça)
_ Aveiro (Igreja e Seminário de Santa Joana Princesa; Sé)
Consulte, nesta página, os conteúdos das ações nos guias de formação em Documentos.